Pular para o conteúdo principal

Bancários na 14º Conferência Nacional

Linha fina
Trabalhadores de todo o Brasil definem reivindicações econômicas e sociais a serem entregues à federação dos bancos para a Campanha Nacional 2012
Imagem Destaque

São Paulo - Em 1º de setembro deste ano, data base da categoria, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários completa 20 anos. O documento abrange todos os trabalhadores do território nacional – o que vale para os bancários de São Paulo, vale também para os funcionários da Bahia, Rio, Brasília, etc. – e reúne em 61 cláusulas todas as conquistas asseguradas pela categoria nas várias campanhas. Entre elas a jornada de seis horas, os vales refeição e alimentação, a Participação nos Lucros e Resultados, a licença-maternidade de 180 dias.

Nos dias 20, 21 e 22 de julho, será escrito mais um capítulo dessa jornada de luta. Nesse período, representantes dos trabalhadores de instituições financeiras públicas e privadas, eleitos em conferências estaduais e regionais em todo o país, realizam, em Curitiba, a 14ª Conferência Nacional dos Bancários. Esse fórum definirá as reivindicações a serem entregues, em agosto, à federação dos bancos (Fenaban) para as discussões da renovação da CCT.

De acordo com a Contraf-CUT, participarão cerca de 700 pessoas, entre delegados, observadores e convidados.

> Confira a programação da 14ª Conferência Nacional

Reivindicações – Na Conferência Nacional, o Sindicato defenderá as propostas aprovadas pelos bancários de São Paulo no encontro estadual realizado no último dia 14: índice de 10,25% (reposição da inflação mais aumento real de 5%), o salário mínimo do Dieese (atualmente em R$ 2.416,38) para o piso de ingresso da categoria, PLR de três salários mais R$ 4.961,25, aumento maior para os vales refeição e alimentação. Além disso, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, mais segurança nas agências, inclusão bancária, mais contratações e fim da rotatividade.

“Defenderemos todas as prioridades indicadas pelos mais de 12 mil bancários que responderam à nossa consulta e que foram aprovadas em assembleia e no encontro estadual. Na conferência nacional o debate democrático vai unificar as propostas. É essa unidade e mobilização dos trabalhadores de bancos públicos e privados que vem garantindo, ano a ano, campanhas vitoriosas com importantes avanços para a categoria em todo o país”, ressalta a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

> Definida pauta de reivindicações de São Paulo

Mesas temáticas – Após a conferência nacional serão retomadas as mesas temáticas entre os representantes dos bancários e a Fenaban. A reunião sobre saúde do trabalhador será na terça 24, segurança bancária e igualdade de oportunidades nos dias 30 e 31, respectivamente. A realização desses encontros foi uma das conquistas da campanha de 2011.

Leia mais
> MB em Debate sobre Conferência Nacional
> Mesas temáticas com a Fenaban a partir do dia 24


Redação - 18/7/2012

seja socio