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Funcionários do BB querem atenção aos deficientes

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Pauta específica de reivindicações aponta melhorias para bancários com deficiência ou dependentes nessa situação; conheça uma das cláusulas
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São Paulo – A Campanha Nacional 2012 já está batendo na porta dos trabalhadores. Além do resultado geral da consulta sobre as prioridades para a pauta deste ano, em junho foram realizados os congressos nacionais do Banco do Brasil e da Caixa Federal. De cada encontro, saiu uma pauta específica de reivindicações dos trabalhadores de cada banco.

Entre as exigências dos funcionários do BB está a atenção que deve ser dada às pessoas com deficiência e também aos trabalhadores com dependentes nessa situação. As reivindicações foram discutidas em assembleia, no encontro de dirigentes da Fetec-SP e na 23ª Conferência Nacional dos Funcionários do BB e devem compor a pauta que será entregue ao banco durante a campanha nacional. O debate teve a colaboração da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb).

Dentre as propostas estão melhorias nas ausências do trabalho abonadas para bancários com dependentes que possuem deficiências, que precisam acompanhá-los em atendimento médico e psicológico.

Também está entre as reivindicações a ampliação do programa de assistência social para quem está nessa condição. O objetivo é melhorar o adiantamento para a aquisição de bens e serviços voltados aos funcionários e dependentes com deficiência.

E a estrutura física de agências e centros administrativos do Banco do Brasil também faz parte da pauta. Os trabalhadores querem mais atenção na acessibilidade para quem tem deficiência visual e auditiva, com sinalizações vibratórias, em Braille, entre outros investimentos que facilitem a vida desses trabalhadores. “A Contraf-CUT e a comissão de empresa dos funcionários, da qual o Sindicato participa, querem melhorar a política de inclusão do BB para a pessoa com deficiência. Se acatar essas reivindicações, o BB mostrará preocupação com cidadania e responsabilidade social. 

“A campanha nacional é unificada, com negociações gerais com a Fenaban e questões específicas discutidas com os bancos nas mesas concomitantes. A unidade conquistou mais e o bancário merece. Os funcionários vão lutar por reconhecimento”, ressalta o diretor executivo do Sindicato e funcionário do BB, Ernesto Izumi.

Série pré-campanha – Essa é a primeira de uma série de reportagens que explicará algumas das reivindicações específicas dos funcionários do Banco do Brasil. Acompanhe pelo site e fique por dentro.


Gisele Coutinho - 2/7/2012

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