Pular para o conteúdo principal

Mesa temática sobre segurança no dia 30

Linha fina
Representantes dos bancários debatem uma das maiores preocupações da categoria: a preservação da vida de clientes e trabalhadores; mesa sobre igualdade será na terça
Imagem Destaque

São Paulo – Uma das conquistas da Campanha Nacional dos Bancários do ano passado é a realização de encontros trimestrais para discutir assuntos específicos sobre a categoria bancária, como saúde e condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades.

Esse debate, chamado de mesas temáticas, está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, assinada entre as entidades sindicais e a Fenaban.
A próxima reunião entre representantes dos bancários e da federação dos bancos ocorre na segunda-feira 30 e tratará de um dos assuntos mais importantes para a categoria, a segurança bancária com preservação da vida de clientes e trabalhadores.

Segundo dados do Dieese apresentados na Conferência Nacional dos Bancários, em Curitiba, na semana passada, os cinco maiores bancos que operam no país apresentaram lucros de R$ 50,7 bilhões em 2011, mas os investimentos em segurança e vigilância somaram apenas R$ 2,6 bilhões, o que significa 5,2%, em média, na comparação com os lucros.

> Trabalhadores cobram investimento em segurança

Saúde – Na última terça-feira, dia 24, a discussão foi sobre saúde e condições de trabalho. Na pauta, a avaliação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), no entanto, não houve avanços concretos, mas o debate continua aberto e vai prosseguir após a conclusão da Campanha Nacional 2012.

> Debates da mesa temática de saúde continuam

Igualdade – O tema igualdade de oportunidades será discutido na terça-feira 31. Na última mesa sobre o assunto, realizada no dia 3 de julho, representantes dos bancários cobraram da federação dos bancos resultados das ações previstas no plano Valorização da Diversidade e questionaram a eficiência do Portal Febraban de Oportunidades.

No encontro da próxima terça devem ser apresentados pelos bancos dados sobre as adesões referente à cláusula 47 da convenção coletiva, que garante isonomia de tratamento para casais homoafetivos. Também está prevista a apresentação do quadro de funcionários na categoria por etnia, referente ao último semestre.

Leia mais
> Fenaban não dá retorno sobre diversidade nos bancos


Redação – 26/7/2012

seja socio