Pular para o conteúdo principal

Ato cobra PCS para bancários da Desenvolve SP

Linha fina
Dirigentes sindicais reivindicaram valorização dos trabalhadores. Protesto foi em frente à agência, na Avenida Consolação
Imagem Destaque

São Paulo – A Desenvolve SP, agência de fomento do estado onde trabalham cerca de 140 bancários, atua há quatro anos sem que os funcionários usufruam de Plano de Cargos e Salários. Mais uma vez o Sindicato cobrou o PCS da direção da instituição, com protesto em frente à sede da instituição, na Avenida Consolação.

> Fotos: galeria da manifestação

O ato, nesta quinta-feira 25, ocorreu propositalmente no mesmo dia em que se reunia, dentro da agência, o conselho de administração da instituição, cujo presidente é o secretário da Fazenda do governo de São Paulo, Andrea Calabi.

“Há mais de dois anos o Sindicato luta pela valorização desses trabalhadores, e a resposta que a direção da agência nos dá é que existe um PCS em estudo no Codec e que os bancários estão a par do mesmo. O problema é que até agora não veio nada de concreto e os bancários afirmam desconhecer esse projeto”, diz o dirigente sindical Luciano Ramos. A Desenvolve SP - Agência de Fomento Paulista é a antiga Nossa Caixa Desenvolvimento.

Ligado à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o Conselho de Defesa de Capitais do Estado (Codec) é responsável pela autorização de gastos da Desenvolve SP. O PCS, portanto, que pressupõe promoções e salários maiores, tem de ser autorizado por esse órgão.

Outro problema, segundo Luciano, é que a implantação de qualquer PCS tem de ser transparente e democrática. “Ele tem de ser discutido com os trabalhadores e com os funcionários. Não aceitamos um plano de cargos e salários imposto de cima para baixo.”

O dirigente ressalta ainda que nada justifica a demora do Estado em valorizar esses trabalhadores. “São todos bancários concursados, que se dedicam à agência e devem ser reconhecidos. Vamos continuar cobrando que o governo de São Paulo valorize esses bancários e bancárias.”


Andréa Ponte Souza - 25/7/2013

seja socio