Pular para o conteúdo principal

Bancários do Votorantim desrespeitados

Linha fina
Diretoria anuncia mudanças no plano de saúde minutos depois de os funcionários do banco e da BV Financeira aprovarem PPR
Imagem Destaque

São Paulo – Os bancários da BV financeira e do Banco Votorantim renovaram o programa próprio de participação nos resultados (PPR) em assembleia nesta terça-feira 23. Menos de uma hora depois da aprovação, o banco divulgou um comunicado informando alterações no plano de saúde que irão prejudicar quase a totalidade dos funcionários.

Sob a alegação de que não está conseguindo arcar com os índices de sinistralidade, o conglomerado financeiro trocou a Allianz Seguros pela Sul América Seguros, mas a partir de agora, os funcionários terão de arcar uma porcentagem dos procedimentos médicos, como exames e consultas.

A mudança não trouxe apenas essa novidade indigesta. Os planos de saúde dos funcionários são classificados de 1 a 10. Os níveis 1 a 6 caracterizam os planos mais simples. Até a mudança de operadora, os níveis 7 a 10 davam direito a internação em hospitais top de linha e realização de exames nos melhores laboratórios.

Com a alteração, os funcionários segurados nos níveis 7, 8 e 9 não terão mais direito aos hospitais e laboratórios “cinco estrelas”. Agora, apenas os segurados no nível 10 – restrito basicamente à diretoria –, poderão usufruir desse tipo de atendimento.

Para a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas, a mudança de última hora e sem negociação é um desrespeito. “O que fizeram foi uma quebra de confiança com os trabalhadores e com seus representantes no Sindicato. Nós temos informações de que essa alteração estava sendo planejada há pelo menos um mês, e a diretoria do banco informa sobre ela apenas após a assembleia, quando os funcionários poderiam ao menos discutir sobre a mudança. Isso nos faz questionar se agiram de má-fé”, afirma.

A dirigente ressalta que o Sindicato já está estudando medidas para reverter o quadro. “O mínimo que o banco deveria ter feito antes de tomar a decisão de mudar as regras no plano de saúde seria marcar uma comissão tripartite para discutir a questão. Agora nós vamos acionar a Agência Nacional de Saúde e depois vamos buscar a Justiça.”

Pontos aprovados – Durante a assembleia, os funcionários do Banco Votorantim aprovaram por unanimidade a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho para renovação do Programa Próprio de Participação nos Resultados de 2013. Também foi aprovada a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho para disciplinar o Sistema Alternativo Eletrônico de Controle de Jornada de Trabalho para os funcionários.

Já os funcionários da BV Financeira aprovaram, além do Programa Próprio de Participação nos Resultados de 2013, o Acordo Coletivo Aditivo de Trabalho para Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho.

“O Sindicato entende que não houve avanços em relação ao programa aprovado no ano passado. Para o ano que vem, no entanto, o piso da PPR terá de subir, o teto terá de baixar e deverão, ainda, ser incluídos no programa os indicadores por departamento, os resultados da financeira ou do banco, além dos resultados do departamento ou da área”, explica Raquel.


Rodolfo Wrolli - 25/7/2013

seja socio