Pular para o conteúdo principal

"Sim" para 7ª vaga no conselho do Banesprev

Linha fina
Em plebiscito, maioria dos participantes do fundo respondeu afirmativamente para as duas perguntas
Imagem Destaque
São Paulo - A apuração do plebiscito do Banesprev terminou nesta sexta-feira 3 com a vitória do "sim" para as duas perguntas da consulta, que têm relação com alterações estatutárias e eleição da sétima vaga do Conselho Deliberativo no fundo de pensão.

Do total de 9425 pessoas que registraram sua opinião, 8591 votaram "sim" na primeira pergunta, sobre adequações propostas pelo Banesprev e Patrocinadora (banco Santander) e algumas alterações exigidas pela Superintendência de Previdência Complementar (Previc), visando adequações exigidas pelo Código Civil, proposta essa que teve veto na assembleia em duas questões, o § 2º do artigo 27 e o caput do artigo 34.

Na segunda pergunta, foram 8785 participantes votando pela alteração do artigo 27º do Estatuto, cuja redação deve contemplar a formação do Conselho Deliberativo por quatro indicados pela patrocinadora e três sejam eleitos diretamente pelos participantes, devolvendo ao fundo a concepção que permite maior representação. Esta última é decorrente de reivindicação encabeçada pela Afubesp, em conjunto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo e entidades sindicais.

"Nós orientamos os colegas a votarem sim nas duas perguntas, porque as alterações são realmente importantes e estamos muito satisfeitos com a vitória", comenta o presidente da Afubesp, Camilo Fernandes, que frisa: "Agora o resultado será encaminhado para a patrocinadora, mas a luta ainda não acabou".  

Ele explica que a eleição da vaga resgata o equilíbrio de forças e paridade na composição do colegiado, garantindo assim mais tranquilidade aos banespianos quanto à tomada de decisões sobre assuntos que terão impacto no fundo.

Histórico de luta - A Afubesp é defensora histórica da pauta desde sempre, promovendo abaixo-assinado e travando uma verdadeira batalha para manter a causa em debate.

Em 2010, junto com os sindicatos encampou uma forte luta para barrar o objetivo do banco de reduzir a representação dos participantes no Conselho Deliberativo, já que seria um contrassenso dar ao Santander permanentemente os 2/3 no Conselho para decidir assuntos importantes como alterações estatutárias e regulamentos. Naquela época, em 2009, o banco mostrou sua intenção de extinguir a vaga por meio de uma reforma estatutária com ajustes de redação e mudanças importantes em diversos itens.

A Afubesp e entidades sindicais resistiram e conseguiram manter a vaga ainda que sem representante e agora, graças a esta mobilização,  há a oportunidade de dar um grande passo a fim de conquistar este objetivo.
Confira o resultado completo
1 - Proposta de Alteração estatutária  aprovada pelo Conselho Deliberativo, aprovada com destaques e vetos na Assembleia Geral de Participantes nos termos do Edital.

SIM - 8.597
NÃO - 578
Brancos - 245
Nulos 11
Total - 9.425

2 - Proposta apresentada em decorrência de abaixo-assinado de 5,25% dos participantes e aprovada em assembleia sem qualquer voto.

SIM - 8.785
NÃO - 440
Brancos - 187
Nulos 13
Total - 9.425

Afubesp, com edição da Redação - 6/7/2015
seja socio