Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Avanço

Caixa retira do RH 184 descomissionamento em licença-maternidade

Linha fina
Após insistente cobrança do movimento sindical, nova redação do normativo não prevê possibilidade de retirar função de mulheres em licença-maternidade
Imagem Destaque
Foto: Pixabay / C0 Public Domain

São Paulo – Após denúncia e cobrança da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Sindicato e Contraf-CUT, a Caixa retirou do RH 184 a possibilidade de descomissionar bancárias em licença-maternidade. A nova versão do normativo passou a valer na segunda-feira 3.

> Caixa descomissiona mulheres em licença-maternidade

No início deste ano, os empregados da Caixa conquistaram restrição ao descomissionamento arbitrário com a manutenção do exercício e pagamento da função por ao menos 60 dias e a eliminação da dispensa na instauração da análise preliminar em processos disciplinares. A possibilidade de descomissionar bancárias em licença-maternidade, no entanto, permanecia prevista na redação do RH 184, o que agora foi suprimido do texto.

“Com a retirada dessa possibilidade de descomissionamento de mulheres em licença-maternidade do texto do RH 184, a interpretação do Sindicato e da Comissão Executiva de Empregados da Caixa é de que a prática passa a ser proibida no banco. Um dos principais itens da pauta específica dos empregados da Caixa na Campanha Nacional 2016, essa conquista só foi possível com a mobilização dos empregados junto aos sindicatos”, enfatiza o diretor do Sindicato e coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.

Luta continua – O dirigente lembra que, apesar da importante conquista, a luta contra a discriminação de gênero e o descomissionamento arbitrário na Caixa deve continuar.

“A discriminação de gênero permanece na Caixa, uma vez que segue permitindo o descomissionamento de grávidas, o que é um absurdo. Uma total ausência de responsabilidade social por parte da direção do banco”, critica o diretor do Sindicato. “Além disso, a Caixa manteve o descomissionamento arbitrário, que continua na mão da chefia, com critérios subjetivos, em prejuízo aos empregados. Portanto, a luta deve continuar cada vez mais forte”, acrescenta.

Denuncie – O dirigente orienta os empregados que receberem comunicação de descomissionamento a procurar o Sindicato. 

“Temos de fazer valer o que determina o nosso Acordo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho e o próprio normativo da Caixa. Caso alguma bancária sofra perda de função durante a licença-maternidade, ela deve denunciar ao Sindicato para que sejam tomadas as medidas cabíveis contra essa arbitrariedade. O mesmo vale para empregados descomissionados de forma sumária, sem a manutenção do exercício e pagamento da função por ao menos 60 dias”, conclui Dionísio.

Para denunciar o descomissionamento arbitrário ao Sindicato entre em contato por intermédio dos dirigentes, pela Central de Atendimento (3188-5200) ou pelo WhatsApp da entidade (11 97593-7749). O sigilo é garantido.

Leia mais: 

> Com reforma trabalhista, dê adeus à incorporação de função

seja socio