Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha 2018

#EmpregoéBomEeuGosto: Bancários realizam tuitaço na quarta

Linha fina
Para reduzir a sobrecarga de trabalho e melhorar o atendimento à população, trabalhadores cobram o fim das demissões e mais contratações; Setor financeiro é o mais lucrativo do país
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio

Bancários de todo o país realizarão, nesta quarta-feira 25, a partir das 9h, um tuitaço para reivindicar o fim das demissões e mais contratações no setor financeiro para melhorar o atendimento à população e reduzir a sobrecarga de trabalho. No Twitter, os trabalhadores utilizarão a hashtag #empregoébomeeugosto.

> Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários
> #QueroTrabalharEmPaz entre os assuntos mais comentados no Brasil

No mesmo dia do tuitaço ocorre a quarta mesa de negociação do Comando Nacional dos Bancários com a Fenaban, parte da Campanha dos Bancários 2018, na qual serão discutidos assuntos relacionados ao emprego.

Os clientes também podem participar do tuitaço para expressar sua insatisfação com as grandes filas e o atendimento precário nas agências, problemas decorrentes da falta de funcionários.

Sem razões para demitir

Em 2017, os cinco maiores bancos no Brasil (Itaú, Bradesco, Santander, BB e Caixa) lucraram, juntos, R$ 77,4 bilhões, crescimento de 33,5% em relação a 2016. Só no primeiro trimestre deste ano, os mesmos cinco já atingiram R$ 20,3 bi em lucro, 18,7% a mais do que no mesmo período de 2017.

> Caged: bancos eliminaram 2.846 vagas no primeiro semestre

Mesmo com lucros astronômicos, o setor bancário extingue empregos. Entre janeiro de 2012 e junho de 2018, eliminou 57.045 postos de trabalho, o que representou redução de 11,5% na categoria neste período. No primeiro semestre deste ano, o total de vagas extintas já chegou a 2.846 vagas. Os dados são do Caged.

Atos em defesa dos planos de saúde das empresas públicas serão dia 25

Confira como foram as três primeiras negociações: 

> Bancos frustram na primeira rodada de negociação
> Campanha 2018: calendário de negociações foi definido
> Categoria adoece, mas Fenaban não apresenta proposta

seja socio