Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Confusão

Vai e vem de Pedro revela gestão atabalhoada

Linha fina
Após suspender PDV, presidente do banco público recua e cancela a suspensão
Imagem Destaque
Foto: Jose Cruz / Agência Brasil

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, voltou atrás na suspensão do Programa de Demissão Voluntária (PDV). O anúncio foi feito em uma transmissão interna feita para os empregados da Caixa Econômica Federal.

O PDV havia sido anunciado em maio com a desculpa de que precisava “economizar” R$ 716 milhões ao ano, segundo informações da CUT. Dos 84 mil trabalhadores e trabalhadoras do banco, 3.500 aderiram ao PDV.

Menos de três meses após a abertura do Programa, a direção do banco público tentou fazer com que cerca de 2 mil bancários, todos atendentes em agências, adiassem suas saídas (muitas com datas já marcadas), sob a alegação de que precisaria atender ao aumento da demanda devido ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), liberado pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL). Nesta quarta-feira 31, o anúncio de Pedro traz mais um capítulo para essa novela.

“A declaração do Pedro foi extremamente atabalhoada, como já havíamos denunciado. A previsão orçamentaria do PDV é apenas para esse ano, então mesmo que ele quisesse, não poderia ter cancelado”, criticou o coordenador da Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionisio Reis. “Tentar impedir os trabalhadores que aderiram ao PDV de sair, agora que eles já têm seus planos pessoais é inadmissível. É mais um desrespeito da direção da Caixa com os trabalhadores. O banco tem de manter o PDV e ainda dar melhores condições de atendimento à população”, afirma.

Dionisio lembra, também, que a falta de empregados na Caixa é um problema grave, por si só, que trará consequências alarmantes na liberação do FGTS. Segundo ele, em 2014, a Caixa tinha 101 mil trabalhadores e um déficit de 2 mil. Este ano, está com 84 mil - 17 mil a menos.

“Estamos falando de 100 milhões de trabalhadores e trabalhadoras que têm dinheiro no Fundo de Garantia para ser sacado. Será uma enorme dificuldade no atendimento porque já estamos com menos funcionários do que a Caixa de fato precisa. Dependendo do cronograma do saque do FGTS será uma sobrecarga de trabalho generalizada”, completou.

 

 

seja socio