Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Em assembleia virtual

Bancários do Safra aprovam acordo que assegura direitos na pandemia

Linha fina
Acordo negociado pelo Sindicato durante a pandemia de coronavírus garante integralidade do salário líquido em caso de redução de jornada ou suspensão de contrato, adesão ao acordo de não demissão, entre outros pontos importantes
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio/Seeb-SP

Os bancários do Safra aprovaram, em assembleia virtual (com votação online das 8h do dia 30 às 22h do dia 1º), um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que assegura direitos durante a pandemia de coronavírus. O acordo atende reivindicações apresentadas pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo e demais entidades representativas dos trabalhadores em mesas de negociação com o banco, e contém cláusulas que protegem os bancários do Safra das medidas provisórias editadas pelo governo durante a pandemia, como a MP 927 e a MP 936.

O ACT garante a manutenção do salário líquido dos bancários que tiveram contratos suspensos ou redução de jornada; prevê ainda a adesão do banco ao compromisso de não demitir durante a pandemia; e também o compromisso do banco em aplicar a suspensão de contrato preferencialmente aos bancários incluídos no grupo de risco para a Covid-19, garantindo a esses trabalhadores um maior tempo em isolamento social sem prejuízo ao salário líquido.

Para os gerentes comerciais, o acordo prevê ainda a readequação para gratificação de função, que os iguala aos outros profissionais do mercado que exercem a mesma função, garantindo a oportunidade de aumentar a remuneração. Cada bancário que se enquadrar nesta mudança receberá comunicado detalhando as vantagens que passarão a usufruir com a formalização do acordo.

“O acordo com o Safra é uma conquista do movimento sindical e resguarda direitos diante das medidas tomadas pelo governo, que colocam o peso da crise sanitária e econômica nas costas do trabalhador. É portanto um exemplo de que a organização dos trabalhadores em seus sindicatos assegura nossos direitos e impede retrocessos”, destaca o dirigente sindical e bancário do Safra, Flávio Monteiro.

“A participação dos trabalhadores do Safra na assembleia virtual foi massiva. Quero agradecer aos muitos bancários e bancárias que entraram no link e votaram. Enquanto perdurar a pandemia, nossas assembleias terão de ser virtuais, e a participação do maior número de trabalhadores, como ocorreu nesse caso, é fundamental”, acrescenta Flávio.


 

seja socio