Pular para o conteúdo principal

Em reunião com o Nubank, Sindicato aborda novo modelo de trabalho, licença bancária e investimentos em IA

Imagem Destaque
Ilustração de uma mesa de reunião, vista do alto, com os logotipos do Nubank e do Sindicato ao centro

Em reunião realizada nesta segunda-feira (25), o Sindicato e o Nubank debateram o novo modelo de trabalho, os avanços na obtenção da licença bancária e os impactos dos investimentos em Inteligência Artificial (IA).

Novo modelo de trabalho e infraestrutura

O encontro deu continuidade à mesa permanente de negociações estabelecida para acompanhar as mudanças na rotina dos funcionários após a comunicação da alteração no modelo híbrido de trabalho.

Durante a reunião, o Nubank apresentou um balanço das solicitações feitas pelos trabalhadores. Em relação à extensão do modelo anterior, 88% dos pedidos foram atendidos. No que se refere às exceções ao novo modelo, 71% das solicitações foram aprovadas.

O Nubank detalhou ainda as próximas etapas de expansão física, com previsão de abertura de novos escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Belo Horizonte.

Para melhorar o bem-estar e atender às demandas dos empregados que passarão a frequentar os escritórios com maior frequência semanal, a empresa estuda oferecer fretados, gratuidade em estacionamentos, bicicletários e outras iniciativas sustentáveis.

Licença oficial do Banco Central

Para manter o uso da marca e se adequar às normas do Banco Central, o Nubank informou que está trabalhando ativamente para obter sua licença oficial de banco.

Embora existam rumores no mercado sobre a possível compra de instituições já consolidadas, a empresa esclareceu que ainda não há nada de concreto.

Para o Sindicato, o movimento é visto como uma oportunidade, uma vez que a entidade acompanha o processo de perto e espera ampliar sua representação sindical, beneficiando os trabalhadores.

Inteligência Artificial e manutenção de empregos

Diante das dúvidas levantadas pelo Sindicato sobre os impactos da tecnologia no mercado de trabalho, a representação do Nubank foi categórica. A empresa afirmou que, mesmo sendo uma instituição financeira 100% digital e investindo fortemente em inteligência artificial, não existe, no momento, qualquer previsão de redução do quadro de funcionários ou de corte de postos de trabalho.

“A reunião desta segunda-feira é fruto da construção, pelo Sindicato, de um diálogo com o Nubank, que deve ser valorizado como ferramenta para buscar condições de trabalho e remuneração cada vez melhores para os trabalhadores da empresa. Convidamos todos os funcionários do Nubank a se sindicalizarem, se aproximarem do Sindicato e, assim, fortalecerem a luta em defesa dos direitos, por novas conquistas e valorização. Juntos somos mais fortes”, conclui o dirigente do Sindicato Flavio Monteiro.

seja socio