Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Avanço

Crefisa: compromisso firmado com Sindicato resguarda empregos e direitos

Linha fina
Financeira concordou em estabelecer canal de diálogo e negociação, que será fundamental para preservar trabalhadores durante a pandemia. Trata-se de outro patamar nas relações com a empresa, fruto da atuação do Sindicato junto com os funcionários
Imagem Destaque

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e a Crefisa firmaram compromisso para resguardar empregos e direitos dos empregados durante a pandemia de coronavírus. O documento, assinado entre as partes, foi levado ao conhecimento do Ministério Público do Trabalho (MPT), o que garante mais solidez ao compromisso.

O documento prevê:

- Garantia de manutenção dos empregos por 100 dias, a partir da data de assinatura. Como foi assinado nesta quinta-feira, 16 de julho, a garantia é até 24 de outubro;

- Garantia de não aplicação da Lei 14.020/2020 (que teve origem na MP 936), para não reduzir salários, tampouco suspender os contratos de trabalho até 31/12/2020;

- Estabelecimento de um canal de comunicação e negociação permanente entre as partes para a solução de conflitos no ambiente de trabalho.

- Prevê ainda que, aos desligados nos meses de março, abril, maio e junho (como não houve a possibilidade de reversão das dispensas), seja concedida uma bolsa de 50% na Faculdade das Américas, para a realização de graduação de tecnólogo ou pós-graduação.

A princípio, a Crefisa ofereceu apenas pós-graduação, mas o Sindicato verificou que 9 dos desligados não possuíam graduação, por isso, a entidade requereu a inclusão de bolsa para graduação também.

O Sindicato apurou que a financeira já está enviando e-mail a esses ex-funcionários, informando sobre a bolsa para graduação tecnológica ou pós graduação e perguntando se têm interesse. Eles terão 15 dias úteis para se manifestar, ou seja, até 7 de agosto.

Além disso, o Sindicato alerta que os desligados podem solicitar a verba de requalificação prevista na cláusula 37 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), e orienta que façam isso.

A secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro, destaca que, para além dos benefícios estabelecidos, o compromisso firmado marca uma nova etapa na relação do Sindicato com a Crefisa. “A financeira, que se mostrava avessa à negociação, agora estabelece um canal de diálogo. Com isso, teremos a possibilidade de uma relação antes não existente. O que nos possibilita também um maior acesso aos empregados, o que é fundamental para irmos além em novas conquistas para esses trabalhadores.”

“O Sindicato sempre atuou valorizando a negociação como caminho para a solução de qualquer conflito eventualmente existente nas relações de trabalho. Acreditamos que, a partir de agora, essa relação será estabelecida com a empresa”, comemora.

Neiva ressalta ainda que, fundamental para que isso ocorresse, foi a atuação dos próprios empregados da Crefisa, ao procurarem o Sindicato na busca de solução para os problemas enfrentados no local de trabalho. “O documento assinado com a Crefisa não teria saído se não fossem os trabalhadores que nos procuraram para fazer denúncias ou pedir esclarecimentos. Essa confiança e parceria deles com a entidade é que possibilita que o Sindicato atue na defesa de seus direitos. Só o que nos faz avançar em melhores condições de trabalho é nossa organização. Portanto, filie-se ao Sindicato, caso ainda não seja sócio, e fortaleça nossa luta”, convida a dirigente.

Procure o Sindicato

Nesse contexto de pandemia de coronavírus, em que o movimento sindical bancário conquistou home office para metade da categoria em todo o país, é indispensável que os trabalhadores possam se comunicar com o Sindicato.

Por isso, adicione o whatsapp do Sindicato para receber notícias de seu interesse: 11 99930-8483. E quando quiser fazer alguma denúncia ou tirar alguma dúvida, pode mandar ser também por whatsapp, mas neste outro número: 11 97593-7749.

Veja outras formas de contatar o Sindicato:

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco ou financeira não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco ou financeira? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail

seja socio