O Sindicato e a Apcef-SP estiveram reunidos na manhã desta terça-feira 14 com a Gipes São Paulo (gerência regional de pessoas) para discutir uma série de reivindicações dos trabalhadores, entre elas demandas dos empregados PCDs e a contratação de novos empregados para o Estado de São Paulo, o mais demandado desde o início da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os assuntos estão entre as pautas aprovadas no 36º Conecef e que constaram na minuta de reivindicações a serem apresentadas em mesa de negociação com a Caixa dentro da Campanha Nacional dos Bancários 2020.
>Caixa: Sindicato cobra garantia de home office para mães e pais com filhos em idade escolar
>Reunião com a Gipes-SP discute demandas dos empregados pais e mães de PCDs
Segundo o dirigente sindical Dionísio Reis, diretor executivo do Sindicato e coordenador da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), atualmente as contratações atendem principalmente o Norte e o Nordeste do país, com o objetivo de manter as agências abertas, sem previsão para São Paulo.
“Foram contratados na base da Gipes São Paulo, entre o fim do ano passado e o começo deste ano, antes da pandemia, 71 PCDs e outros 41 novos empregados da ampla (não PCDs), o que é muito pouco dada a demanda cada vez maior, principalmente das agências. Cobramos a prorrogação da validade do cadastro de reserva do concurso de 2014 e novas contratações”, enfatiza o dirigente.
Sobre os PCDs, as entidades cobraram a garantia de home office, por se tratar de um grupo de risco, juntamente com lactantes que amamentam até 1 ano e os empregados pais e mães de PCDs, entre outros (veja aqui outras reivindicações).
“Levamos demandas antigas, como o Saúde Caixa para Todos, acessibilidade do sistema, das unidades, questões de igualdade de oportunidades, contratações pelos PSIs. Teremos uma nova reunião na quinta-feira 16 com a Gipes São Paulo e queremos ouvir, por meio de um formulário eletrônico, outras demandas dos empregados PCDs”, ressalta o também dirigente André Sardão, empregado da Caixa.
"Os empregados PCDs que tiverem demandas a serem enviadas ao Sindicato e à Apcef podem preencher o formulário abaixo que levaremos os assuntos para a próxima reunião, onde debateremos, entre outros assuntos, acessibilidade e igualdade de oportunidades. O sigilo é garantido", acrescenta o dirigente.