A Campanha dos Bancários 2022 (campanha salarial) segue se expandindo pelas ruas, agências e centros administrativos da base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. As atividades desta terça-feira 12 se concentraram nos centros administrativos F1RST, do Santander, em Interlagos; Super do BB, na avenida Paulista; além de agências nos bairros do Butantã, na zona Oeste; Aclimação, no Centro; Jardim Miriam, na zona Sul; e no município de Cotia.
Dirigentes sindicais estiveram nestes locais para conversar com os trabalhadores e trabalhadoras de bancos sobre a importância de participarem da luta pela garantia de todos os direitos da categoria, por meio da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), e dos acordos coletivos de trabalho específicos de bancos públicos e privados.
“É importante o Sindicato fazer essas atividades de forma interativa, levando arte, cultura e música aos locais de trabalho, e visitar as agências bancárias para conversar com bancários e bancárias e com a população, que são clientes de bancos; é uma forma de luta por aumento real e em defesa dos empregos para reduzir a sobrecarga de trabalho e prestar melhor atendimento à população, que sofre com agências lotadas e mau atendimento por causa do número insuficiente de bancários. É importante a categoria bancária participar dessa luta árdua a fim de garantirmos os nossos direitos”, enfatiza a dirigente sindical e bancária do Bradesco Maria de Lourdes da Silva, a Malu.
Bancos públicos
A importância dos bancos públicos para a população também foi enfatizada durante a atividade desta terça-feira 12.
“Estivemos em agências do Banco do Brasil e da Caixa para reforçar para a população sobre a importância de defender os bancos públicos a fim de garantir a casa própria e a comida na mesa por meio do financiamento da agricultura familiar e imobiliário a juros mais acessíveis do que os cobrados pelos bancos privados. Também enfatizamos a importância de termos mais agências bancárias nas periferias, que sofrem com cada vez mais escassez de unidades bancárias, já que não interessa aos bancos privados atuarem onde essas instituições financeiras julgam não haver retorno financeiro satisfatório”, diz Ana Beatriz Garbelini, dirigente sindical e bancária do Banco do Brasil.
A Campanha Nacional é a ocasião em que os trabalhadores bancários (representados pelo Comando Nacional dos Bancários) negociam com os bancos (representados pela Fenaban – Federação Nacional dos Bancos) as reivindicações da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
A Campanha dos Bancários já está na fase de negociações com o banco. No último dia 6 ocorreu a terceira rodada de negociação, sobre o tema “Igualdade de Oportunidades”, e houve avanços no combate ao assédio sexual nos bancos.
O Sindicato está realizando atividades em agências e centros administrativos para dialogar com os trabalhadores sobre a importância de todos estarem informados, unidos e mobilizados para conquistar aumento real, melhores condições de trabalho, mais empregos, garantir todos os direitos previstos na CCT, e conquistar avanços.
Acompanhe as redes sociais do Sindicato [veja links no final do texto] e fique informado sobre todos os passos da Campanha Nacional dos Bancários 2022.
Estamos na fase 3 da Campanha, assista ao vídeo: