Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha dos Bancários 2022

Negociação com Fenaban conquista avanços no combate ao assédio sexual

Imagem Destaque
Terceira rodada de negociação da Campanha dos Bancários 2022

Na terceira rodada de negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2022, que debateu o tema “igualdade de oportunidades”, os representantes dos trabalhadores reivindicaram maior rigor na apuração de casos de assédio sexual, com total apoio às vítimas e punição aos assediadores; reivindicaram ainda maior participação de negras e negros e de PCDs nos bancos, com oportunidades melhores de acensão na carreira. A Fenaban se comprometeu a priorizar o combate ao assédio sexual, bem como as questões de igualdade de oportunidades, e afirmou ser a favor da igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

As reivindicações para o combate ao assédio sexual são:

  • Treinamento/informação, com campanhas de prevenção e combate ao assédio sexual no local de trabalho;
  • Acolhimento e segurança para as vítimas, com estabilidade no emprego para a vítima;
  • Apuração das denúncias por uma comissão bipartite, formada por sindicato e representantes do banco;
  • Proteção e assistência às vítimas, com emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho);
  • Punição rígida dos culpados, uma vez que a impunidade permite novas ocorrências.

A Fenaban se comprometeu em estudar as demandas e dar uma resposta nas próximas mesas de negociação.

Destacamos as denúncias de assédio sexual contra o agora ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e também mencionamos outros relatos que chegam ao Sindicato. Também apresentamos dados de uma pesquisa recente da Think Eva e Linkedin sobre assédio sexual no mundo do trabalho. Com isso, ressaltamos para a Fenaban a necessidade urgente de ações para combater essa violência contra as mulheres. Não podemos tolerar que a cultura machista e misógina continue fazendo vítimas entre as trabalhadoras. Assédio é crime e deve ser devidamente apurado e punido, com total respeito e apoio às vítimas.”

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, que representa a categoria na mesa com a Fenaban

“A nossa avaliação é que foi uma negociação bem positiva, porque as reivindicações e dados apresentados pelo Comando foram bem recebidos pela Fenaban. Ressaltamos a necessidade de mudança de comportamento nos locais de trabalho, a importância da promoção da igualdade de oportunidades para todos, de termos mais negras e negros nos bancos, mais PCDs, com possibilidade reais de ascensão na carreira, e destacamos ainda o combate ao assédio moral”, relatou.

“Hoje foi um dia de vitórias para a categoria, tanto na mesa com os bancos, quanto no Congresso, onde conquistamos o compromisso de não votação do PL 1043 antes das eleições”, acrescentou. O PL 1043/2019 permite abertura das agências bancárias aos sábados e domingos.

A presidenta da Contraf/CUT e também coordenadora do Comando, Juvandia Moreira, lembrou que a categoria é referência no combate à violência contra a mulher, tendo conquistado os canais de apoio às vitimas, assinado com a Fenaban em 2020, e destacou que assédio sexual é crime e deve ser punido. “Crime tem que ser punido, aqueles que compactuam têm que responder por isso, e as vítimas têm que ser protegidas e acolhidas”, disse. “Sempre houve esse problema na categoria, mas se acentuou nos últimos anos, com o apoio do discurso do presidente da República, que é sexista, que é elitista, que é homofóbico. Acompanhamos casos absurdos, criminosos, de assédio no setor financeiro, e que temos que combater”, pontuou.

Assédio sexual nos ambientes de trabalho no Brasil

A pesquisa Think Eva e Linkedin ouviu 414 mulheres em todo o país, em 2020. Quase metade delas (47,12%) afirmou já ter sido vítima de assédio sexual no trabalho. Desse universo, a maioria são mulheres negras (52%) e mulheres que recebem entre dois e seis salários mínimos (49%). A pesquisa apontou ainda que uma em cada seis mulheres vítimas de assédio no Brasil pedem demissão e 35,5% afirmam viver sob constante medo.

Além do medo, as entrevistadas apontaram desânimo e cansaço (32%); diminuição da autoconfiança (30%); ansiedade e/ou depressão (28%); afastamento de colegas de trabalho (23%); diminuição da autoestima (22%).

As reações ao assédio para 50% delas foi contar para pessoas próximas, mas um percentual alto não fez nada (33%); 15% pediu demissão; 8% recorreram a canais de denúncia anônimos da empresa; 5% recorreram ao RH da empresa; 4% a grupos de apoio da empresa; 3% a grupos de apoio fora da empresa e 14% manifestaram outros tipos de reação.

Segundo as entrevistadas, as maiores barreiras para as denúncias foram: a crença na impunidade (78% disseram acreditar que nada aconteceria com o assediador); 64% apontaram o descaso (as pessoas diminuiriam a gravidade do ocorrido); para 64% foi o medo de serem expostas; para 60% a descrença (as pessoas não acreditariam); para 60% o medo da demissão; 41% acharam que as pessoas colocariam a culpa nelas; para 27% foi o falta de certeza de que foi assédio sexual; e 16% apontaram sentimento de que a culpa era delas.

Calendário de negociação

A próxima rodada de negociação com a Fenaban será no dia 22 de julho, sobre Cláusulas Sociais e Teletrabalho. Confira o calendário:

  • Sexta-feira, 22 de julho: Cláusulas Sociais e Teletrabalho
  • Quinta-feira, 28 de julho: Cláusulas Sociais e Segurança Bancária
  • Segunda-feira, 1º de agosto: Saúde e Condições de Trabalho
  • Quarta-feira, 3 de agosto: Cláusulas Econômicas
  • Quinta-feira, 11 de agosto: Continuação das Cláusulas Econômicas

Saiba tudo sobre a Campanha dos Bancários 2022

Estamos na fase 3 da Campanha, assista ao vídeo:

seja socio