Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Inscreva-se

Nova turma em agosto para o curso Assédios & outras relações abusivas

Imagem Destaque
Imagem de duas pessoas, com as mãos espalmadas, acompanhada das informações do curso Assédios & outras relações abusivas: o que são, como evitá-los, como enfrentá-los

Assédios moral e sexual, infelizmente, são práticas recorrentes nos bancos. Para auxiliar os bancários e demais interessados a identificar situações de assédio e combatê-las, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, junto com a Faculdade 28 de Agosto, abriu uma nova turma do curso Assédios & outras relações abusivas: o que são, como evitá-los, como enfrentá-los

O curso - ministrado pelo professor e psicoterapeuta Maurício Lambiasi e pela professora e pesquisadora da Faculdade 28 de Agosto, Ana Tércia Sanches - será realizado online, com aulas ao vivo. Serão um total de quatro encontros virtuais, nos dias 16, 18, 23 e 25 de agosto, sempre das 19h30 às 21h30. Para o público geral, o curso custa R$ 200. Já bancários sindicalizados pagam apenas R$ 100. 

Além dos assédios moral e sexual no ambiente de trabalho, o curso também abordará os relacionamentos abusivos na família e nas relações sociais. 

Confira abaixo todas as informações sobre o curso Assédios & outras relações abusivas: o que são, como evitá-los, como enfrentá-los

Formato: Online (ao vivo)
Quando: 16, 18, 23 e 25 de Agosto, das 19h30 às 21h30
Carga horária: 8 horas
Prazo para inscrição: 15 de agosto

Público alvo: todos os interessados em se aprofundar nos conceitos e riscos associados às relações marcadas por diversos tipos de abusos observando o ponto de vista psicológico, institucional e social. 

Ementa

O curso aborda os temas relativos ao assédio moral e assédio sexual no trabalho, bem como de relacionamentos abusivos na família e nas relações sociais, além de formas de se evitar e enfrentar tais situações.

Objetivos

Geral: proporcionar ao interessado a compreensão dos conceitos de assédio moral, assédio sexual e relações abusivas, suas implicações, formas de evitar e enfrentar tais situações. O próprio desenvolvimento da sociedade, com maior conscientização e educação, além da divulgação dos temas e acontecimentos, por diversos meios de comunicação, tem trazido à tona questões que, até então, eram tratados de forma muito tímida, em prejuízo daqueles que são submetidos a essas formas de violência.

Específicos: 

  • Compreender o que é o assédio moral, particularmente no ambiente de trabalho, qual é o perfil do assediador e de quem o sofre, como se inicia, como fazer para evitá-lo e/ou enfrentá-lo, suas consequências no âmbito jurídico, organizacional e pessoal (psicológico).
  • Compreender o que é assédio sexual, particularmente no ambiente de trabalho, qual é o perfil do assediador e de quem o sofre, como se inicia, como fazer para evitá-lo e/ou enfrentá-lo, suas consequências no âmbito jurídico, organizacional e pessoal (psicológico). 
  • Compreender a relação entre organização do trabalho e assédio. Conhecer a ação sindical em torno do tema.
  • Compreender o que são relacionamentos abusivos, quer seja no âmbito familiar ou social, o perfil de quem os praticam (abusadores) e de quem os sofrem (vítimas), como se iniciam, como fazer para evitá-los e/ou enfrentá-los, suas consequências no âmbito jurídico, pessoal (psicológico).

Conteúdo

Módulo I – Assédio moral no ambiente organizacional

  • O que é assédio moral
  • A origem dos primeiros estudos sobre assédio moral nas organizações
  • Os estudos atuais sobre assédio moral
  • Como se inicia o assédio moral
  • Ações assediadoras
  • O perfil do assediador e métodos de assédio
  • O perfil do assediado (vítima)O papel das organizações tanto na causa quanto na prevenção do assédio moral
  • Possíveis consequências jurídicas do assédio moral
  • Possíveis consequências pessoais (psicológicas) 
  • Como evitar e enfrentar situações de assédio moral

Módulo II – Assédio sexual no ambiente organizacional

O que é assédio sexual
A história do assédio sexual no mundo
Os estudos iniciais e atuais sobre assédio sexual
Como se inicia o assédio sexual
O perfil do assediador
O perfil do assediado (vítima)
O que não é assédio
O papel das organizações tanto na causa quanto na prevenção do assédio sexual
Possíveis consequências jurídicas do assédio sexual
Possível consequências pessoais (psicológicas) para o assediado
Como evitar e enfrentar situações de assédio sexual

Módulo III –  Assédios no Trabalho – abordagem sobre a ação coletiva e o papel do sindicato

O contexto econômico, social e cultura
A ação coletiva e o papel do sindicato 
A organização do trabalho e a relação com o assédio moral
Assédios na negociação coletiva
Prevenção e tratamento de casos: relato de uma experiência sindical

Módulo IV - Relacionamentos abusivos

O que são relacionamentos abusivos
Quais são os tipos de relacionamentos abusivos
O perfil do abusador
O perfil da vítima
Possíveis consequências jurídicas do relacionamento abusivo
Possíveis consequências pessoais (psicológicas) 
Como evitar e enfrentar situações de relacionamento abusivo

Certificado: O Certificado de aproveitamento do curso será entregue àqueles que participarem de ao menos 75% das aulas.

SOBRE OS PROFESSORES

Mauricio Lambiasi é psicanalista e professor universitário, graduado em Administração de Empresas pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, graduado em Psicologia Clínica pela Universidad Latinoamericana de México , com mestrado em Recursos Humanos pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Didática do Ensino Superior pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Biologia pela Universidade Federal de Lavras, MBA em Gestão Avançada de Negócios pela Universidade Federal de Mato Grosso, pós-graduado em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Administração Geral pela Fundação Instituto de Administração-USP, pós-graduado em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pós-graduado em Coaching Pessoal e Profissional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, Formando em Psicanálise Clínica pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise clínica e doutorando em Ciências Empresariais e Sociais pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales de Buenos Aires.

Ana Tercia Sanches é Doutora em Sociologia pela USP.  Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP. Professora e pesquisadora da Faculdade 28A. Diretora da FETEC-SP. Autora do livro “Trabalho Bancário: inovações tecnológicas, intensificação de controles e gestão por resultados” pela Editora Annablume. Especializada nos temas de trabalho e tecnologia no setor bancário.  

seja socio