Pular para o conteúdo principal

Atenção: prazo para utilizar a folga assiduidade termina em 31 de agosto

Imagem Destaque
Arte em desenho mostra mulher sentada em uma mesa de trabalho com uma nuvem de pensamento em que a mostra deitada sobre uma boia, em uma piscina. Acima da sua cabeça, um ponto de exclamação

Os bancários que ainda não aproveitaram a folga assiduidade devem fazer a solicitação ao RH do banco para utilizar até 31 de agosto de 2022. A folga assiduidade é um direito garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária.

Tem direito ao dia livre, o trabalhador sem falta injustificada entre 1º de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021, e com no mínimo um ano de vínculo empregatício com a instituição financeira.

Conforme consta na CCT bancária, a data escolhida não pode ser imposta ao trabalhador. Ela deve ser um consenso entre o bancário e o gestor ao qual é subordinado.

Caso tenha dificuldade em marcar a folga, por intransigência do supervisor, denuncie ao Sindicato dos Bancários, por meio da Central de Atendimento remota, pelo (11) 3188-5200, via chat, e-mail e WhatsApp, canais que funcionam das 9h às 18h.

O banco que já concede qualquer outra folga, como “faltas abonadas”, “abono assiduidade”, “folga de aniversário”, fica desobrigado de conceder o abono, previsto na cláusula 24 da CCT bancária.

Conquista da categoria

A folga assiduidade foi conquistada na Campanha Nacional de 2013 para todos os bancários que tenham, no mínimo, 12 meses de vínculo empregatício.

Trata-se “de um dia de ausência remunerada ao empregado que não tenha nenhuma falta injustificada”. Segundo a CCT 2020/2022, a folga assiduidade pode ser usufruída no período entre 1º de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022, relativamente à frequência de 1º de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio