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Campanha Nacional 2024: Funcionários do BB retomam negociações com o banco

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Campanha Nacional 2024: Funcionários do BB retomam negociações com o banco

A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu com a direção do Banco do Brasil (BB) no final da tarde desta quarta-feira (3), em Brasília, para continuar as negociações da Campanha Nacional 2024, focadas na renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O encontro ocorreu logo após a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que cassou a liminar garantindo a gratificação dos caixas do banco.

A CEBB reafirmou que, independentemente da decisão do TRT, não aceitará nenhuma redução na gratificação dos caixas. Em resposta, a direção do Banco do Brasil informou que não tomará nenhuma decisão até receber o acórdão da decisão do TRT e se comprometeu a não implementar nenhuma mudança sem antes o assunto ser debatido em mesa de negociação.

Outro tema central da reunião foi o Performa. O movimento sindical destacou a importância dessa pauta e a colocou como prioridade em relação às demais discussões da campanha salarial.

"Entendemos que o Performa precisa ter seus impactos negativos imediatamente solucionados nesta primeira campanha com a nova direção do banco. Esse modelo acabou com o encarreiramento na empresa e veio no sentido de preparar o banco para a privatização. Há várias cláusulas sobre valorização das diversas funções no banco que queremos alcançar pelo fim do Performa", pontua Antonio Netto, dirigente do SP Bancários e representante da FETEC-SP na CEBB.

A terceirização também foi discutida. A CEBB apresentou os impactos negativos que a terceirização tem para clientes e funcionários do banco e reforçou a importância de um banco público que atenda a população com seu próprio quadro de funcionários, independentemente das condições financeiras para adquirir produtos e fazer negócios.

"O banco público precisa atender seus clientes com seu quadro próprio de funcionários e não com contratos de trabalho precários, que geram risco ao próprio banco e à população. A CRBB, por exemplo, está aumentando seu atendimento por quadro contratado para que os funcionários do banco atendam apenas clientes com prospecção de negócios. Isso é um absurdo", critica Antonio Netto.

Além desses tópicos, foi discutido o concurso em estudo para novos agentes comerciais. A direção do BB informou que todos os agentes comerciais já foram convocados, mas ainda restam pessoas a serem chamadas para o concurso de tecnologia.

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