Melhorar atendimento? Solução é deixar o cliente na fila
Sobre a reivindicação de contratar mais funcionários para melhorar o atendimento a Fenaban ironizou, dizendo que a solução é deixar os clientes na fila por 30 minutos (mencionando a lei das filas de 15 minutos em horários de pico). Os dirigentes também cobraram respeito aos trabalhadores, lembrando os caixas sobrecarregados e os gerentes obrigados a fazer várias funções para atender usuários.
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Bancários não estão preocupados com demissões. são ajustes, prática normal de mercado
O que os bancos chamam de ajuste, para o trabalhador significa de s emprego. Embora os três maiores bancos privados (Itaú, Bradesco e Santander) tenham lucrado mais de R$ 16 bilhões no primeiro semestre de 2012, eliminaram 4.086 postos. Os dirigentes sindicais eforçaram as reivindicações de que os bancos têm de contratar mais, colocando também um fim à terceirização.
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Para bancos a rotatividade é normal
O setor mais rentável da economia há décadas, com dados sempre promissores, não pode trocar trabalhadores para reduzir custos. Isso é falta de compromisso com a economia e irresponsabilidade social. Os dirigentes sindicais rebateram essa lógica e voltaram a reivindicar a garantia de emprego e a ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que inibe demissões imotivadas.
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Bancário tem de ser tratado como cliente
O Sindicato cobrou da Fenaban isenção de tarifas e taxas de juros menores para os empregados, pois tem bancário pagando mais que os clientes. Mas, para alguns bancos os bancários têm de ser tratados como clientes e isso é normal. Os dirigentes rebateram afirmando que o bancário é duplamente explorado: fazendo o lucro do banco e ainda pagando taxas altas.
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As metas não são abusivas, são desafiadoras e questão de gestão
Comando ressaltou que há um grande adoecimento da categoria em função das metas que desrespeitam a condição humana. Não é discutir posição dos bancos no mercado, nada disso. Mas mudanças para que os bancários parem de adoecer.
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Fenaban contesta adoecimento na categoria
Os bancos tentaram contestar a relação entre o alto nível de adoecimento da categoria, principalmente LER e doenças mentais como depressão e estresse. Mas o nexo é reconhecido por estudos realizados por sindicatos, universidades e pelo INSS.
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> Bancários não caem nos "truques" dos bancos
Redação - 9/8/2012