São Paulo – Dirigentes sindicais debateram a Campanha Nacional 2012 com funcionários do SPI e SPII, onde funcionam as centrais de atendimento do Santander. A visita às concentrações fez parte de uma série de ações, intensificadas por conta das negociações com a federação dos bancos.
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A atividade do Sindicato ocorreu na quarta 22. “Falamos sobre segurança bancária, igualdade de oportunidades e remuneração. Os trabalhadores tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas e estão cientes da importância da mobilização nesse momento”, diz a diretora do Sindicato Maria Carmen Meireles.
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Segundo a dirigente sindical, os funcionários do Call Center denunciaram alguns problemas durante a atividade. “Alguns gestores não estão respeitando as normas regulamentadoras das centrais de teleatendimento. Até o tempo das idas ao banheiro está sendo controlado”, alerta Maria Carmen.
A NR-17, publicada em 1990, pelo então Ministério do Trabalho e Previdência Social, proíbe limitação ou restrição de ida ao banheiro. “O banco já afirmou em negociação que, além dos 20 minutos de lanche, os funcionários têm os 10 minutos de pausa para descanso e o uso do banheiro é livre. “No entanto, na tela de pausa ‘Ventana Marco’, utilizada nos Call Centers, constam: Break (20 min.), Extra Break (10 min., descanso) e separadamente Assuntos Pessoais/Toalete”, explica a diretora do Sindicato.
Caso de Justiça - O controle de idas ao banheiro por parte do empregador, em detrimento da satisfação das necessidades fisiológicas do empregado, pode configurar prejuízo à sua integridade e o caso pode parar na Justiça.
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Gisele Coutinho – 22/8/2012
Linha fina
Funcionários debateram segurança, igualdade de oportunidade e remuneração e denunciaram que controle de idas ao banheiro continua sendo praticado por alguns gestores
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