São Paulo – As reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2012 ecoaram pelo maior centro financeiro do país, a Avenida Paulista. Trabalhadores saíram de frente ao prédio do banco Safra, na esquina com Rua Augusta, e seguiram até a concentração do Bradesco Prime, no Trianon Masp. A manifestação ocorreu nesta segunda-feira 6.
Durante a passeata, mágicos simulavam truques dos banqueiros como os altos juros cobrados dos clientes, as demissões de bancários que precarizam o atendimento e as condições de trabalho. No percurso, representantes dos trabalhadores, ao som do maracatu da banda Pombas Urbanas, paravam em agências de bancos públicos e privados para dialogar com funcionários e clientes.
> Fotos: galeria do lançamento na Paulista
> Vídeo: matéria especial sobre o lançamento
A secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas, fez um resgate da história da categoria, ressaltando que os bancários entram em mais uma campanha dispostos a lutar e defender seus direitos e cobrar seriedade dos bancos nas negociações. “Nossa categoria sempre conquistou direitos à base de muita luta. Os bancários não esmorecem diante de um não. Prova disso é o nosso Acordo Coletivo Nacional que completará 20 anos em 1º de setembro. Vamos cobrar um aumento no vale refeição, pois os trabalhadores aqui da Paulista sabem muito bem que o valor não satisfaz as necessidades de alimentação durante o mês”.
Leia mais
> Página especial da Campanha Nacional 2012
> Passeata desmascara truque dos bancos
Carlos Fernandes - 6/8/2012
Linha fina
Dirigentes sindicais levaram reivindicações da categoria ao maior centro financeiro do país
Imagem Destaque