Pular para o conteúdo principal

Delegados sindicais debatem números do BB

Linha fina
Reunião que aconteceu no Sindicato abordou também estratégias de mobilização na Campanha
Imagem Destaque

São Paulo – Delegados sindicais do Banco do Brasil se reuniram nesta quinta-feira dia 23 na sede do Sindicato para debater os números do banco e também definir estratégias de mobilização para Campanha Nacional Unificada.

Técnicos do Dieese apresentaram para os bancários dados da instituição no semestre. O lucro, que atingiu R$ 5,7 bilhões, poderia ter sido ainda maior se o provisionamento de devedores duvidosos não tivesse aumentado em 27,8% em relação ao ano passado.

Outra questão apresentada aos delegados sindicais foram os dividendos. A direção do BB manteve a prática de distribuir 40% do lucro liquido aos acionistas. Foram cerca de R$ 2,2 bilhões. A remuneração média dos membros da diretoria executiva cresceu 32% neste ano em relação ao mesmo período de 2011.

Ainda segundo a análise feita por técnicos do Diesse, as receitas com tarifas cresceram nos últimos meses impulsionadas pelo programa Bom pra Todos.

“A reunião com a apresentação do Dieese de hoje serviu para denunciar o falso discurso do banco, que teve lucro mais que suficiente para atender as reivindicações apresentadas. Os funcionários têm direito a reajuste e piso maior. Não é só a diretoria que merece aumento de remuneração”, afirma o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi.

Os delegados sindicais fizeram propostas para aumentar a mobilização. A reunião de hoje deu subsídio para os delegados sindicais debaterem com os bancários nos seus respectivos locais de trabalho, como prevê o aditivo da convenção coletiva. Para isso o delegado sindical deverá fazer a solicitação para o gestor do departamento.

O diretor do Sindicato ressalta ainda que a entidade vai dar toda orientação para campanha. “Vamos organizar plenárias regionais para dialogar com os trabalhadores conforme foi retirado no encontro de hoje” afirma Ernesto Izumi.

Outras propostas – Foi encaminhado no encontro que os trabalhadores irão realizar uma divulgação para esclarecer à sociedade sobre a importância e o papel do banco público. Serão denunciadas as atitudes do banco de reduzir o número de caixas, dificultar o acesso de não clientes e de clientes de baixa renda,mandando esse público para o atendimento precário no correspondente bancário, além de pacotes de tarifas, venda casada entre outras.

As sugestões de atividades nacionais serão encaminhadas para Comando Nacional.

Os delegados sindicais também denunciaram a disputa que a direção do BB quer fazer com o Sindicato em relação comunicação, criando assim uma confusão entre os trabalhadores. “Os bancários devem se informar por meio dos veículos de comunicação do Sindicato sobre as negociações, principalmente a do dia 28 com a Fenaban e com a direção do BB”, completa Ernesto.


Redação - 23/8/2012

seja socio