Pular para o conteúdo principal

Pauta de reivindicações está com os bancos

Linha fina
Primeiras rodadas de negociação com Fenaban serão realizadas nos dias 7 e 8 para debater emprego, saúde e condições de trabalho, além de cláusulas sociais
Imagem Destaque

São Paulo - A Campanha Nacional Unificada 2012 foi oficialmente iniciada. Na tarde desta quarta-feira 1º, o Comando Nacional dos Bancários entregou aos representantes da federação dos bancos (Fenaban) a pauta definida por trabalhadores de todo o país, com reivindicações como aumento real de salários, PLR e tíquetes maiores, valorização do piso, sem esquecer do fim do assédio moral e das metas abusivas (veja quadro).

“Levamos a pauta à Fenaban com a certeza de estarmos apresentando aos bancos demandas fundamentais para melhorar a rotina dos bancários”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Também sabemos que vamos negociar com o setor mais rentável do Brasil. Ou seja, em plenas condições de atender essas justas reivindicações dos bancários. É isso que vamos cobrar nas rodadas de negociação que têm início já na próxima semana.”

Negociação – Emprego, saúde e condições de trabalho, além de cláusulas sociais (como auxílio-educação para todos e ampliação da licença-paternidade) estarão em pauta nas duas primeiras rodadas agendadas para os dias 7 e 8.

“Vamos cobrar respeito à jornada de seis horas, a efetivação de todos os caixas, o fim das metas abusivas e do assédio moral que levam os bancários a níveis epidêmicos de adoecimento”, explica a presidenta do Sindicato, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional. “São pontos importantes em que os bancos podem avançar.”

O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, lembrou que o sistema financeiro está mais sólido que nunca. “Os três grandes bancos que divulgaram balanços até agora alcançaram R$ 16 bilhões de lucro somente no primeiro semestre, o que demonstra que podem atender às nossas reivindicações.”

Nos dias 15 e 16 de agosto as rodadas de negociação vão tratar das reivindicações de segurança, igualdade de oportunidades e remuneração.

BB e Caixa – As pautas com questões específicas dos trabalhadores do Banco do Brasil e da Caixa Federal também foram entregues nesta quarta-feira. Nos próximos dias estarão circulando os jornais Espelho (BB) e Nossa Luta (Caixa) para tratar das reivindicações dos bancários desses bancos públicos.

As primeiras rodadas de negociação do BB estão previstas para 13 e 14 de agosto, em Brasília. Na Caixa Federal estão agendadas reuniões nos próximos dias 9 e 17.

> Pauta específica está com Banco do Brasil
> Empregados entregam reivindicações para Caixa

CUT – Além do Comando, o bancário presidente da Central Única dos Trabalhadores, Vagner Freitas, participou da entrega da pauta e ressaltou a importância da mesa de negociação e da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria que em 2012 completa 20 anos. “É a única categoria de trabalhadores no Brasil que possui um acordo nacional com os mesmos direitos em todo o país. Uma das principais tarefas que terei à frente da CUT será estender essa experiência vitoriosa dos bancários a outras categorias.”

Leia mais:
> Passeata desmascara truque dos bancos
> Calendário e resultados das negociações


Redação - 1/8/2012

seja socio