Pular para o conteúdo principal

Bancários da Caixa Geral aprovam PLR

Linha fina
Funcionários que atingirem 50% das metas terão direito a Participação dos Lucros e Resultados; Sindicato considera porcentagem um avanço
Imagem Destaque

São Paulo – Os 69 funcionários da Caixa Geral receberão a Participação dos Lucros e Resultados (PLR) se atingirem 50% das metas acordadas previamente. A porcentagem foi aprovada na última sexta-feira 16, em assembleia, por unanimidade, assim como o valor da PLR, a prorrogação da licença-maternidade e o acordo de prevenção de conflitos no ambiente de trabalho.

O acordo da PLR prevê pagamento de piso no valor de R$ 950 ao ano, tem vigência de primeiro de janeiro a 31 de dezembro de 2013 e deverá ser celebrado por intermédio da Contraf. Em 2012, o piso era de R$ 900.

A avaliação dos empregados para que eles tenham direito à PLR será fundamentada na seguinte divisão: o lucro do banco corresponde a 15% do resultado do PPR (Programa Próprio de Resultados); o resultado consolidado do grupo financeiro corresponde a 35%; a avaliação individual será responsável pelos 50% restantes do PPR.

A secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas, salienta que o valor percentual exigido do trabalhador significa um avanço considerável. “Nas outras instituições, o peso do desempenho do funcionário para que ele tenha direito à PLR atinge em média 80% da meta, ao contrário dos 50% da Caixa Geral”, diz.

Têm direito ao recebimento do valor integral da PLR os funcionários admitidos até 31 de dezembro de 2012, mesmo que venham a se afastar por motivo de doença, acidente ou licença- maternidade/adoção.

Os bancários que poderão receber o valor proporcional são os admitidos a partir de primeiro de dezembro de 2012, os dispensados sem justa causa, os admitidos a partir de primeiro de janeiro de 2013 que venham a se afastar por motivo de doença, acidente ou licença-maternidade/adoção, e os que se aposentarem durante o exercício. Os empregados que pedirem demissão a partir de 31 de setembro têm direito apenas à PLR da CCT.

O acordo prevê também o pagamento da 14ª cesta-alimentação até 20 de dezembro de 2013.


Rodolfo Wrolli – 19/8/2013

seja socio