Pular para o conteúdo principal

MB com a Presidenta: saúde e condições de trabalho

Linha fina
Tire suas dúvidas sobre a Campanha Nacional no programa que vai ao ar, nesta quarta 14, às 20h, ao vivo pelo site
Imagem Destaque

São Paulo – A próxima edição do Momento Bancário com a Presidenta abordará saúde e segurança. As discussões em torno das reivindicações sobre condições de trabalho abriram a primeira rodada de negociação com a Fenaban nesta Campanha Nacional Unificada 2013.

O programa será exibido, excepcionalmente, na quarta-feira 14, às 20h, ao vivo pelo site. A secretária de Saúde do Sindicato, Marta Soares, e a médica Maria Maeno, pesquisadora da Fundacentro, são as convidadas dessa edição.

Você já pode mandar perguntas ou comentários para [email protected].

Curta-metragem – Na ocasião será lançado curta-metragem sobre Jornada, Saúde e Condições de Trabalho, dentro da série 90 anos do Sindicato. A produção busca mostrar a realidade dos bancários e a luta da entidade por melhores condições de saúde e qualidade de vida para a categoria.

No programa de webtv, Juvandia Moreira, fará um balanço dessa primeira rodada de negociação, cujas reivindicações estão entre as principais prioridades apontadas pelos bancários que querem o fim das metas individuais e abusivas e do assédio moral que adoecem.

Em 2012, 21.144 trabalhadores adoecidos afastaram-se de suas atividades nos bancos, 25,7% deles com doenças como estresse, depressão, síndrome do pânico e transtornos mentais relacionados diretamente ao trabalho. Outros 27% por doenças como as LER/Dort. Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), até março deste ano 4.387 bancários já foram afastados.

Os bancários cobram ainda, da Fenaban, a implementação de medidas que reduzam riscos de assaltos e sequestros como, por exemplo, a proibição do porte de chaves de cofres e agências por bancários.

Emprego e igualdade de oportunidades – Além da avaliação desta primeira rodada, a presidenta irá falar sobre as expectativas em relação à próxima rodada de negociação, marcada para os dias 15 e 16 de agosto, quando serão levadas à mesa reivindicações sobre emprego e igualdade de oportunidades.


Redação - 12/8/2013

seja socio