Pular para o conteúdo principal

Prazo maior para reclamar horas extras no Basa

Linha fina
Por meio de decisão judicial, funcionários do Banco da Amazônia conseguem mais tempo para pleitear pagamento
Imagem Destaque

São Paulo – O Sindicato entrou na Justiça com um protesto interruptivo de prescrição para os funcionários do Banco da Amazônia que quiserem pleitear, como hora extra, as sétima e oitava horas trabalhadas.

Esse tipo de ação suspende o prazo de prescrição das ações trabalhistas, assegurando ao trabalhador ampliação do prazo para entrar com ação na Justiça ou período maior de tempo trabalhado sobre o qual poderá reclamar direitos.

A legislação trabalhista delimita até dois anos, contados a partir da demissão, para que o trabalhador reclame na Justiça seus direitos. Além disso, o reclamante só pode reivindicar direitos referentes aos últimos cinco anos a contar da data de ingresso da ação. O protesto interruptivo, como o próprio nome diz, interrompe essa contagem.

O trabalhador que, por exemplo, sair do banco no próximo ano poderá reclamar sobre o período entre 2008 e 2013 e também 2014. Portanto, ao invés de reclamar sobre cinco anos como prevê a legislação, o bancário pode requerer pagamento de direitos de seis anos. Vale salientar que, nesse caso, o prazo para entrar com a ação continua sendo o de até dois anos após o funcionário ter saído do banco.


Redação – 29/8/2014

seja socio