São Paulo – A luta para manter uma sala de cinema aberta nos anos 1970, mesmo com a chegada de outro meio de diversão que foi a televisão, é o tema do engraçado Cine Hollyúdi, de Halder Gomes. O filme será apresentado em duas sessões promovidas pelo CineB, na sexta 29, na salão de festas da Paróquia São José do Jaguaré, e no sábado 30, na EMEF Deputado Rogê Ferreira, no Jaraguá.
> Clique aqui para saber mais detalhes das exibições
Com influência do clássico Bye Bye Brasil, de Carlos Diegues, a película mostra a decadência dos cinemas nos rincões do país com a chegada dos aparelhos de TV. No interior do Ceará, o pequeno exibidor Francisgleydisson (Edmilson Filho), após fracassar, é obrigado a mudar com sua família para Pacatuba, onde uma plateia singular vai receber seus filmes.
O CineB é um circuito alternativo de exibição gratuita de filmes brasileiros em espaços comunitários e universitários de São Paulo, Osasco e região. Telão, projetor, caixas de som, banners, camisetas para serem sorteadas e pipoca em saquinhos do projeto são levados a comunidades e escolas, especialmente em regiões carentes, com o objetivo de aproximar os brasileiros dos filmes produzidos no país. Realizado pelo Sindicato e produzido pela Brazucah Produções, o CineB já levou o cinema brasileiro a mais de 41 mil pessoas em 305 sessões gratuitas desde 2007.
Para levar o projeto para a sua entidade, comunidade e região, entre em contato com o coordenador Cidálio Vieira Santos, pelo [email protected].
A cobertura de todas as sessões e detalhes são publicados em site do CineB e também no facebook.
Mariana Castro Alves – 28/8/2014