São Paulo – O CineB vai levar o filme Marighella a universidades de São Paulo em sessões gratuitas, acompanhadas pelas tradicionais pipocas feitas especialmente para o projeto. Em agosto, haverá exibição na Anhanguera, em Santo André. Em setembro, o filme passa na Faculdade Centro Paulistano, no dia 15, e na unidade Brigadeiro da Anhanguera, dia 19.
Dirigido pela sobrinha de Carlos Marighella, a socióloga Isa Grinspum Ferraz, o filme constrói histórica e afetivamente quem foi o homem que dedicou sua vida a pensar e a transformar o Brasil por meio de sua ação.
O baiano que era poeta e amava samba, praia e futebol é retratado juntamente com sua liderança revolucionária, que o fez ser considerado o inimigo número 1 da ditadura militar. Parlamentar e autor do Manual do Guerrilheiro Urbano, atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre os anos 1930 e 1969.
Projeto – O CineB exibe gratuitamente filmes brasileiros em espaços alternativos, como bairros, ruas, praças e entidades comunitárias de São Paulo, Osasco e região, com o objetivo de aproximar a população das produções cinematográficas nacionais. Além dessas apresentações feitas com estrutura itinerante de telão, projetor e pipoqueiro, o projeto exibe filmes em unidades de ensino, como universidades, transformando auditórios em salas de exibição.
Serviço
Marighella – Classificação: 10 anos
Universidade Anhanguera de São Paulo – Unidade Santo André
Quando: 26/8, às 19h
Onde: Avenida Industrial, 3.330, Bairro Campestre, Santo André
Ateliê I, 3º andar, bloco C
Realização: Curso de Licenciatura em História
Faculdade de São Paulo - Centro Paulistano
Quando: 15/9, às 19h
Onde: Rua Álvares Penteado, 216, Centro, São Paulo
Auditório - subsolo
Universidade Anhanguera de São Paulo – Unidade Brigadeiro
Quando: 19/9, às 19h
Onde: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 871, Bela Vista, São Paulo
Auditório Cacilda Becker - bloco B
Redação - 18/8/2014