Pular para o conteúdo principal

Bancários entregam pauta na terça-feira 11

Linha fina
Representantes da categoria entregam reivindicações gerais para a Fenaban, e específicas, para o Banco do Brasil e a Caixa Federal. Bancários lançam campanha no centro velho da capital
Imagem Destaque

São Paulo - Representantes da categoria entregam na terça-feira 11 a pauta geral de reivindicação da categoria deste ano para a Fenaban (federação dos bancos). Na mesma data, serão entregues também as pautas específicas dos bancários do Banco do Brasil e da Caixa para os respectivos bancos federais.

Às 11h, os bancários lançam a Campanha Nacional Unificada 2015 nas ruas do centro velho de São Paulo. A caminhada sairá da sede do Sindicato, seguindo até a Praça do Patriarca, Rua da Quitanda, Álvares Penteado, Rua do Tesouro, XV de novembro, com término na Praça Antônio Prado. 

As reivindicações gerais foram definidas em votação por delegados bancários eleitos em todo o país, durante a 17ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada entre 31 de julho e 2 de agosto, em São Paulo. A definição da específica da Caixa foi durante o 31º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal), entre 12 a 14 de junho, e a do Banco do Brasil foi votada no 26º Congresso Nacional dos Funcionários, na mesma data e mesma cidade.


O documento a ser entregue à Fenaban reúne as exigências dos bancários para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, acordo de âmbito nacional do qual constam todos os direitos da categoria. Os específicos indicam as reivindicações dos bancários da Caixa e do Banco do Brasil para a renovação dos respectivos acordos, independentes um do outro e da CCT. A data base nos três casos é a mesma: 1º de setembro.

Mais empregos – O fim das demissões e aumento dos postos de trabalho é a principal reivindicação da Campanha Nacional Unificada 2015, ao lado de aumento real, PLR, piso e vales alimentação e refeição maiores, melhores condições de trabalho, com o combate ao assédio moral e fim das metas abusivas, além de mais segurança.

> Fenaban: mais empregos, aumento real, condições de trabalho

Para os empregados da Caixa, a melhoria das condições de trabalho em todos os setores será uma das principais bandeiras de luta. Entre os consensos do Conecef estão a mobilização pelo fim da Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), motivo de reclamações de trabalhadores em todo o país principalmente em razão das metas excessivas.

> Fim da GDP é prioridade na Caixa Federal

Na pauta do Banco do Brasil constam questões relativas à remuneração, condições de trabalho, caixa de previdência (Previ), entre outras. Para a Cassi foi deliberada a manutenção do princípio de solidariedade e a inclusão de oriundos de bancos incorporados, para que sejam assistidos pelo Programa de Saúde da Família e demais coberturas.

> Cassi é prioridade em pauta aprovada no BB

Após a entrega das pautas, começam as negociações. São três as mesas. Uma geral com a Fenaban, e as outras duas específicas independentes, uma com o Banco do Brasil e outra com a Caixa.

Leia mais
Webtv: HSBC e a Campanha 2015 em destaque
> Caminhada pré-Campanha com foco no HSBC


Redação - 7/8/2015
*Atualizada às 10h28 de 11/8/2015

seja socio