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Fórum de condições de trabalho tem de continuar

Linha fina
Inciativa na Caixa, que concluiu fase de projeto-piloto, ampliou comunicação entre empregados e banco e desburocratizou processo de demandas por melhores condições
Imagem Destaque
São Paulo – O Fórum Regional de Condições de Trabalho da Caixa concluiu na segunda-feira 31 sua fase de projeto-piloto, com cinco reuniões, tendo já conseguindo avanços. Conquista da Campanha Nacional Unificada do ano passado, os fóruns regionais e nacional foram criados para discutir e apresentar soluções a fim de melhorar a rotina nos locais de trabalho. Agora os representantes dos empregados reivindicam que seja permanente.

“O Fórum é importante para manter o diálogo entre a Caixa e representantes dos empregados em nível regional, permitindo a resolução de problemas pontuais, e a comunicação e a interação entre as diversas áreas do banco, de modo simplificado e menos burocratizado”, avalia o dirigente sindical e empregado da Caixa Francisco Pugliesi, o Chico.

Conquistas – A iniciativa foi responsável por agilizar diversas demandas. Na agência Alvares Penteado, no centro de São Paulo, foram trocadas as bombas para retirar água podre que se acumulava no poço do elevador.

Já na agência Casa Verde, na zona norte, foi providenciada dedetização contra pulgas. Além disso, está sendo feita troca do piso que apresenta problemas de nivelamento e já provocou acidentes entre os trabalhadores.

Outra mudança fruto dos debates no Fórum ocorre no prédio da Gestão de Pessoas (Gipes). No local, o Sindicato constatou que os terceirizados tinham de fazer suas refeições no subsolo e em condições inadequadas. Após cobrança, a Caixa fechou o local e finaliza reforma no 10º andar, onde será disponibilizado refeitório para todos, tanto empregados quanto terceirizados.

O conserto do sistema de ar-condicionado no prédio do Brás é mais uma reivindicação alcançada por meio dessa iniciativa. Em muitas agências foram instalados biombos, outra demanda intermediada pelo fórum.

“O diálogo direto entre cipeiros eleitos pelos empregados, o Sindicato e o Fórum permitirá muitos outros avanços para melhorias das condições de trabalho nas diversas áreas da Caixa”, afirma o dirigente sindical e bancário da Caixa Valter San Martin.

Integrados por representantes dos trabalhadores e de diversos setores do banco, os fóruns, a princípio, foram criados em seis módulos-piloto: São Paulo, Campinas, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza. O objetivo é aumentar o número até abranger todo o país.

Denuncie – O Sindicato orienta os trabalhadores a denunciar inclusive os problemas nos locais de trabalho por meio do Instrumento de Combate ao Assédio Moral (clique aqui). O sigilo do denunciante é preservado.


Redação – 31/8/2015
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