Pular para o conteúdo principal

Caixa valida atestados de forma ilegal

Linha fina
Médicos contratados pelo banco anulam atestados de empregados afastados por doença ocupacional para forçá-los a voltar ao trabalho; Itaú já foi condenado pela mesma prática em ação movida pelo Sindicato
Imagem Destaque
São Paulo – O Sindicato recebeu diversas denúncias apontando que a Caixa está submetendo bancários afastados pelo INSS a exames médicos para avaliar sua capacidade para o trabalho. A ação é ilegal, pois apenas peritos do INSS podem fazer essa avaliação.

O Sindicato cobrou resposta do banco e o fim da prática.  A Caixa respondeu afirmando desconhecer “algum desvio”.

“A prática caracteriza usurpação de função pública, crime previsto no Código Penal”, afirma Dionísio Reis, empregado da Caixa e secretário de Saúde do Sindicato.

Além disso, o trabalhador afastado por doença ocupacional tem o contrato suspenso. “Portanto, é absolutamente abusiva e ilegal a convocação de trabalhadores para qualquer fim, por parte do empregador”, protesta Dionísio.

A advogada trabalhista e especialista em direitos humanos Leonor Poço Jakobsen ressalta que a função do médico da empresa não é avaliar a capacidade do trabalhador, mas prevenir doenças ocupacionais. “Além disso, o médico do trabalho não pode invalidar um atestado dado por outro médico. Isso é uma infração ao código de ética médica. O Conselho Federal de Medicina já emitiu resolução sobre isso, e as pessoas têm liberdade para escolher o médico da sua preferência.”

Em ação judicial movida pelo Sindicato, o banco Itaú foi condenado pelo mesmo motivo.

Os bancários que enfrentarem essa situação devem denunciar ao Sindicato pelo 3188-5200 ou clicando aqui (escolha o setor site).  O sigilo do denunciante é absoluto.


Rodolfo Wrolli – 2/8/2016
seja socio