Pular para o conteúdo principal
Chapéu
WEBTV

Desafios da categoria bancária

Linha fina
Programa contará com participação de trabalhadores de bancos públicos e privados para falar sobre fatos que marcaram a carreira, além suas perspectivas
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio

São Paulo – Financiamento habitacional, Fies, obras de infraestrutura e operação do FGTS, crédito para agricultura familiar. Esses são alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos bancários, que ganham ainda mais importância neste momento de ataques a direitos, tentativa de desmonte das instituições públicas e ameaças de desemprego.

E por isso, o dia 28 de Agosto, quando é comemorado o Dia do Bancário, será uma data para reforçar a luta e a importância da categoria no desenvolvimento do país e na vida das pessoas. Nesse sentido, Sindicato aproveita o momento para lançar a campanha Somos Muitos, Somos Fortes, em defesa da categoria e do emprego.

> Somos muitos, somos fortes. Somos bancári@s

E com esse viés, o MB com a Presidenta, que será apresentado excepcionalmente por Érica Oliveira, secretária de Formação Sindical, contará com a participação de bancários de bancos públicos e privados que falarão sobre perspectivas e desafios para o futuro do trabalho bancário, que além dos ataques promovidos pelo governo Temer com a reforma trabalhista e a terceirização irrestrita, ainda precisa lidar com a tecnologia no setor, programas de demissão voluntária e o fechamento de postos de trabalho.

O programa vai ao ar na segunda, 28, às 18h, ao vivo pelo site com transmissão também pelas redes sociais. Dúvidas ou comentários já podem ser encaminhados para [email protected], pelo facebook e twitter com a hashtag #MBemDebate.

Como surgiu esse Dia - O dia do bancário é em alusão à conquista de um reajuste salarial negado pelo governo no ano de 1951 depois de muita resistência. No dia 28 de agosto daquele ano, a categoria entrou em greve após receber proposta de reajuste insignificante. Os profissionais pediam, na época, 40% e melhores condições de trabalho. Sindicatos de todo o território nacional aderiram à greve. A insistência e força dos profissionais daquela época se tornou um exemplo para todos.

seja socio