Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Compareça!

Ocupa Pacaembu enche o sábado de atividades grátis

Linha fina
Começa às 10h, é grátis, e vai ter futebol de rua, sarau, feira de economia solidária, oficinas de lambe-lambe, apresentações musicais e sessão de cinema
Imagem Destaque
Arte: Divulgação

São Paulo - O Museu do Futebol será palco de uma série de atividades no sábado 28. É o festival Ocupa Pacamebu, com futebol de rua, sarau, feira de economia solidária, oficinas de lambe-lambe, apresentações musicais e até sessão de cinema. Vai das 10h até as 20h e, além do museu, ocorre também na Praça Charles Miller.

A iniciativa é parte da 7ª Edição do Estéticas das Periferias, promovido pela ONG Ação Educativa em construção conjunta com inúmeros coletivos culturais e entidades da cidade de São Paulo. 

Todas as atividades são gratuitas e visam diferentes faixas etárias, regada de intervenções das mais diversas linguagens artísticas oriundas dos quatro cantos da cidade (veja abaixo a programação).

Às 11h, o público poderá visitar o estádio e o Museu. Às 12h, na Sala Grande Área (térreo do Museu), haverá oficinas de lambe-lambe em papéis e roupas, cartões postais e pintura em latas de spray. O público poderá trazer sua própria roupa para customizar nas oficinas.

A partir das 12h, no haverá a Feira de Economia Solidária e Futebol, com a venda de livros de futebol, jogo de botões, artesanatos, produtos orgânicos, cervejas artesanais e camisas de futebol de times amadores.

O torneio de futebol de rua comeã às 14h, na Praça Charles Miller. Os 16 times convidados carregam, além de dribles, bandeiras de lutas sociais, como o combate ao preconceito racial e à homotransfobia. O time de homens trans Meninos Bons de Bola, que completa seu primeiro aniversário, será homenageado e também haverá a participação especial da equipe de poetas do Narra Várzea, que narram o jogo com muita música e poesia.

No fim da tarde, a partir das 18h, começam as exibições do Cine na Praça, com projeção de fotos da campanha Minha memória no Museu, que homenageia o estádio do Pacaembu. Na sequência, ocorrerá o Sarau Varzeano, aberto a artistas, boleiros e interessados em poesia e futebol. A programação encerra-se com a exibição do filme Várzea - A bola rolada na beira do coração, de Akins Kintê.

Interação - Merecem destaque duas ações que serve de aquecimento: convite para que público contribua com sugestões musicais para serem tocadas no dia. Para isso, basta acessar a playlist colaborativa Estéticas Periféricas FC no perfil do Museu do Futebol no Spotify. A segunda é o engajamento para a campanha Minha memória no Museu, por meio da qual o público poderá enviar quaisquer fotos relacionadas ao estádio, de qualquer época.

 

seja socio