Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Resistência

Sindicato promove ato em defesa dos bancos públicos

Linha fina
Protesto no calçadão de Carapicuíba denunciou desmonte e redução do papel social das instituições impostos pelo governo Temer
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo – O Sindicato, ao lado dos bancários da Caixa e BB, promoveu um dia de luta em defesa dos bancos públicos, ameaçados pelo desmonte imposto pelo governo Temer, na quarta-feira 23. Na ocasião, dirigentes sindicais realizaram protesto no calçadão de Carapicuíba e reuniões em agências dos dois bancos, alertando os trabalhadores sobre as graves ameaças às instituições. Também entregaram carta aberta à população, destacando a importância dos bancos públicos para o país.

> Cartilha: veja porque os bancos públicos são importantes para o país

“As atividades na Caixa estão acontecendo em todo o país. Em São Paulo, unimos forças com os bancários do BB, igualmente ameaçados pelo desmonte dos bancos públicos. Nossa luta não tem divisão, é conjunta. Já corre a informação de que o governo federal pretende fundir os dois bancos, enfraquecendo ambos. Somos contrários. Queremos a Caixa forte e o BB forte. São instituições fundamentais para o desenvolvimento do país”, explica o diretor do Sindicato e empregado da Caixa Chico Pugliesi.

Caixa - “Dialogamos com bancários e a população sobre a importância dos bancos públicos. No caso da Caixa, falamos, por exemplo, sobre a sua importância no financiamento habitacional. Em 2015, a Caixa, sozinha, emprestou R$ 370 bi para este fim, enquanto os bancos privados somados financiaram apenas R$ 86 bi. Também destacamos o seu papel fundamental no FIES, obras de infraestrutura e na operação do FGTS, que sofre ameaça de descentralização, o que inviabilizaria diversas políticas públicas e a própria Caixa enquanto banco público”, acrescenta.

De acordo com Chico, a escolha de Carapicuíba para os protestos não foi aleatória. “A atual gestão da Caixa ameaça fechar 100 agências. Em São Paulo, as que correm maior risco de encerramento são justamente as unidades localizadas na região metropolitana e nas periferias. Durante os atos, contamos com a presença do ex-prefeito Sérgio Ribeiro (PT) e da vereadora Cida Carlos (PT), que falaram sobre a importância do banco para a cidade (assista os vídeos abaixo). Seguiremos realizando atos em defesa da Caixa, em outros locais, todas as quartas-feiras”.

O dirigente lembra ainda que a luta em defesa da Caixa não começou hoje. “Na atual conjuntura política, os ataques aos bancos públicos e demais estatais se intensificaram, uma ameaça real à soberania nacional. Porém, nossa luta em defesa da Caixa enquanto banco público vem de muito tempo, com a cobrança para que o banco contrate mais empregados. A campanha Mais Empregados Para a Caixa, Mais Caixa para o Brasil trata justamente disso. Da necessidade de reduzir a sobrecarga de trabalho, melhorar o atendimento à população e fortalecer o papel social do banco.”

Banco do Brasil – Durante o ato, o dirigente do Sindicato e bancário do BB Felipe Garcez lembrou a importância do banco para a agricultura familiar, responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

“O BB e o Banco do Nordeste são responsáveis por cerca de 70% do volume dos créditos concedidos para a agricultura familiar. Sem os bancos públicos, o agricultor teria de pagar uma taxa de juros de 70% ao ano. Com o apoio destas instituições, a taxa praticada é de no máximo 5,5% ao ano. Ou seja, sem bancos públicos, a comida do brasileiro seria muito mais cara”, explicou.

“Além disso, o BB, assim como a Caixa, deveria ter o papel de promover políticas anticíclicas, barateando o crédito, influenciando assim o sistema financeiro como um todo, colaborando para a retomada econômica. Essa atuação dos bancos públicos foi essencial para o país enfrentar a crise internacional de 2008. Porém, o governo Temer opta pelo caminho oposto. Enfraquece o banco, reduz o quadro de funcionários e aproxima a instituição cada vez mais dos bancos privados, com uma lógica exclusivamente de mercado”, acrescenta a também dirigente do Sindicato e bancária do BB Priscilla Semencio.

BNDES – Os ataques ao BNDES pelo governo federal também foram abordados nas atividades promovidas pelo Sindicato.

“O BNDES, uma instituição importantíssima para o desenvolvimento do Brasil, também está na mira do governo Temer. O banco de desenvolvimento sofreu uma desoneração absurda. Teve de pagar uma dívida com o tesouro, com prazo de quitação entre 15 e 20 anos, em apenas um ano. Um crime contra o país. Só com os financiamentos pelo BNDES das exportações de serviços de engenharia, que beneficiaram toda a economia brasileira, foram gerados dois milhões de empregos, com inadimplência zero”,  destaca Chico.

Bancários e população mobilizados – De acordo com os dirigentes que participaram do dia de luta, a recepção dos bancários e população foi extremamente positiva.

“As pessoas estão conscientes do ataque que as empresas públicas estão sofrendo. No caso dos bancários de BB e Caixa, existe uma apreensão muito grande. A iniciativa do Sindicato foi muito elogiada. Nosso objetivo é justamente transformar essa apreensão em mobilização em defesa dos bancos públicos, dos nossos empregos e direitos. Seguiremos lutando juntos, nas ruas e nas redes, contra o desmonte do Estado brasileiro”, conclui Chico.
 

seja socio