Pular para o conteúdo principal
Chapéu
webtv

"Mr. Bean" em defesa dos empregos, no Curta Bancários

Linha fina
Sexta-feira é dia de relembrar as produções em vídeo que marcaram história, realizadas pelo Sindicato por meio da TVB. Assista, reveja e compartilhe!
Vídeo Youtube

A playlist Curta Bancário do Canal do Youtube do Sindicato destaca hoje a produção ‘Mr. Bean’ corre para salvar empregos no Bradesco, que em 2016 já chamava atenção para as demissões no banco. Com recursos de sobra para patrocinar as Olimpíadas 2016, o Bradesco economizava e ainda economiza cortando postos de trabalho.

A defesa do emprego bancário é uma luta permanente da categoria, num dos setores mais lucrativos no Brasil. Os bancários estão em plena Campanha Nacional 2018 e a manutenção dos empregos está entre as prioridades. Os bancos, com lucros sempre crescentes, têm condições de atender as reivindicações da categoria.

Lucro demais, emprego de menos

Em 2017, os cinco maiores bancos que atuam no país (Itaú, Bradesco, Santander, BB e Caixa), que empregam em torno de 90% da categoria, lucraram juntos R$ 77,4 bilhões, aumento de 33,5% em relação a 2016. Só no primeiro trimestre deste ano, eles já atingiram R$ 20,3 bi em lucro, 18,7% a mais do que no mesmo período de 2017.

Desde 2004, o setor bancário eliminou 57.045 postos de trabalho, 11,5% da categoria. Na Campanha 2018, os bancários cobram garantia de emprego e proteção contra contratos precários previstos na nova legislação trabalhista.

> Bancários param contra retrocessos e proposta da Fenaban

Saiba como foram as negociações com a Fenaban:

> 1ª rodada: Bancos frustram na primeira rodada de negociação
> 2ª rodada: Calendário de negociações foi definido
> 3ª rodada: Categoria adoece, mas Fenaban não apresenta proposta 
> 4ª rodada: Em mesa de emprego, bancos não se comprometem contra contratações precárias
> 5ª rodada: Bancos não apresentam proposta
> 6ª rodada: Bancos lucram bilhões e não querem dar aumento real

seja socio