Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cinema Nacional

CineB Solar exibe curtas premiados em agosto

Linha fina
Sessões acontecem em Heliópolis, na Ocupação 9 de Julho e na Vila Rica, com seis filmes premiados na última Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

CineB Solar, uma parceria sustentável do Sindicato com a Brazucah Produções que leva cinema nacional a bairros periféricos da Grande São Paulo, exibe neste mês de agosto seis curtas metragens premiados na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que ocorreu entre os dias 29 de junho e 6 de julho. São eles: “Dela”, “O Véu de Amaní”, “Vivi Lobo e o Quarto Mágico”, “Mytikah - O Livro dos Heróis”, “Bicho do Mato” e “Dono de Casa”.

As sessões acontecem em Heliópolis, na Ocupação 9 de Julho e na Vila Rica (veja abaixo a programação), respectivamente, nos dias 9,10 e 30 de agosto. Ao fim de cada exibição, o público elegerá o melhor curta-metragem.

Programação:

9 de  agosto (sexta-feira), 19h

LOCAL: UNAS Heliópolis

ENDEREÇO: Rua da Mina Central, 38 - Cidade Nova Heliópolis

10  de  agosto (sábado), 19h

LOCAL:  Ocupação 9 de Julhos                                             

ENDEREÇO: Rua Álvaro de Carvalho, 427 - Bela Vista 

30 de agosto (sexta-feira), 19h

LOCAL:  Associação de Moradores do Bairro de Vila Rica

ENDEREÇO: Rua João Batista Lima, 47

Sinopses:

“Dela” (8'15") 

Dela mora na Ilha de Itaparica com seu pai, Agenor. Na escola nova, os colegas acham seu nome estranho e seus cabelos esquisitos. A menina questiona seu pai, e a historia que ele conta muda a forma como ela vê a si mesma.

“O Véu de Amaní” (14'54")

Amaní é uma garotinha paquistanesa que mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

“Vivi Lobo e o Quarto Mágico” (13'00")

Uma história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas.

“Mytikah - O Livro dos Heróis” (7'14")

Leco não consegue dormir, e Mytikah aparece para contar a história de Machado de Assis. As crianças encontram o escritor ainda jovem e conhecem seus personagens. Mais tarde, eles ajudam Machado a criar uma nova história usando a imaginação e conquistam a relíquia do herói.

“Bicho do Mato”  (15'33")

Jussara e sua família perdem tudo o que tinham quando suas terras são atingidas por chuvas intensas e violentas. Sem ter onde viver, eles deixam o campo para morar na cidade grande. A mudança trará muitas dificuldades para todos, em especial para Jussara, que precisará se adaptar a um mundo diferente do que ela conhecia.

“Dono de Casa” (8'00")

Um menino pede para brincar com as meninas. No início, ele é dono de uma oficina, mas, sem carros para consertar, ele precisa encontrar outro papel na brincadeira.

O projeto

O CineB Solar é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para regiões periféricas da Grande São Paulo. O projeto, que em abril do ano passado passou a se chamar CineB Solar, por utilizar energia do sol nas projeções, já contabiliza um público superior a 65 mil pessoas em mais de 520 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo.

Ao longo destes onze anos, já foram exibidos na tela do CineB mais de 126 longas metragens e 74 curtas metragens, além de inúmeras pré-estreias.

seja socio