Os empregados da Caixa que são pais de pessoas com deficiência (PCD), organizados e mobilizados através do Sindicato e Apcef-SP, lançaram abaixo-assinado para cobrar que o banco atenda reivindicações incluídas na pauta específica dos trabalhadores do banco público no âmbito da Campanha Nacional dos Bancários 2020.
Os empregados do banco público, Sindicato e Apcef-SP cobram para responsáveis legais por PCDs, cadastrados ou não no Saúde Caixa:
- Redução de jornada diária em 2h aos pais/mães/responsáveis legais de PCDs para acompanhamento (assegurada a remuneração integral, sem prejuízo da função) em terapias seriadas e reembolso integral nas terapias multidisciplinares especializadas devido a ausência na rede credenciada do Saúde Caixa;
- Custeio de medicamentos e insumos;
- Ausência permitida ilimitada para acompanhamento ao médico e internação;
- Reembolso integral de despesas com tratamentos em clínicas multidisciplinares e/ou múltiplos profissionais para crianças autistas, que demandam terapias muito específicas para as quais o Saúde Caixa não possui profissionais de saúde credenciados, principalmente nos métodos ABA, TEACH e DENVER.
“A redução de jornada é prevista em lei e os funcionários do Banco do Brasil já contam com esse direito. É uma medida importantíssima para proporcionar melhor qualidade de vida e atendimento de saúde adequado para dependentes PCDs de empregados da Caixa. Além disso, é fundamental o reembolso integral de terapias não credenciadas no Saúde Caixa, assim como o custeio dos medicamentos, dado o grande impacto no orçamento familiar dos empregados da Caixa, o que acaba por ser um fator que favorece a descontinuidade de tratamentos e terapias fundamentais para o desenvolvimento e autonomia para portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Convido todos os empregados e empregadas da Caixa a apoiarem estas reivindicações. A pressão é fundamental para que o banco atenda nossas cobranças ”, enfatiza o empregado da Caixa e dirigente do Sindicato Danilo Perez, pai de uma criança portadora de TEA.
“As reivindicações voltadas para os empregados da Caixa que são pais e mães de PCDs, debatidas e aprovadas no 36 Conecef, contam com o apoio total e irrestrito do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e da Apcef-SP, entidades que não estão medindo esforços para fortalecer estas importantes pautas. Contamos com a adesão de todos os empregados e empregadas ao abaixo-assinado. As reivindicações serão debatidas com o banco na próxima mesa de negociação específica dos trabalhadores da Caixa, na quarta-feira 12, que terá como tema Saúde e Segurança”, acrescenta Leonardo Quadros, diretor da Apcef-SP, que na suplência representa a Fetec-SP na Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), que cobrará os direitos de pais e mães de PCDs na mesa de negociação com o banco.
> CLIQUE AQUI para aderir ao abaixo-assinado
Calendário
A próxima reunião específica da Caixa, no âmbito da Campanha dos Bancários 2020, será realizada na quarta-feira 12 e terá como tema Saúde e Segurança.
- 12/08 – Temática: Saúde e Segurança
- 17/08 – Temática: Igualdade e Cláusulas Sociais
- 19/08 – Temática: Cláusulas Sociais
Confira aqui o calendário de rodadas da Campanha dos Bancários 2020. E para saber tudo sobre a campanha, leia o nosso tutorial.
Conecte-se ao Sindicato
Mande aqui um WhatsApp para o Sindicato, salve o nosso número nos seus contatos e fique por dentro de tudo o que acontece na Campanha Nacional dos Bancários 2020. Ou cadastre-se para receber notícias da campanha em seu e-mail.
Acesse a página de notícias Ao Vivo e siga o Sindicato dos Bancários no Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube para se manter informado sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2020.