Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Na luta com você

Campanha dos Bancários 2020: confira o calendário de negociações

Linha fina
Primeira mesa com a Fenaban será nesta terça 4 e discutirá teletrabalho; bancários reivindicam cláusula estabelecendo condições dignas para realizar o home office
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio/Seeb-SP

O Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (federação dos bancos) reuniram-se nesta sexta-feira 31, por videoconferência, para definir o calendário de negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2020. A primeira mesa será na próxima terça-feira, 4 de agosto, a partir das 11h, e discutirá teletrabalho (home office). A segunda mesa será já na quinta-feira 6 e abordará o tema emprego.

Confira abaixo o calendário das rodadas de negociação:

Quer saber o resultado das negociações? Vá para a nossa página com notícias em tempo real.

• Dia 04/08 - 11h/13h Teletrabalho

• Dia 06/08 - 14h Emprego

• Dia 11/08 - 14h/16h Saúde e Condições de trabalho

• Dia 13/08 - 11h Igualdade

• Dia 14/08 - 16h Cláusulas Sociais

• Dia 18/08 - 11h/13h Cláusulas Econômicas

• Dia 20/08 - 14h

• Dia 21/08 - 11h

• Dia 25/08 - 14h

• Dia 26/08 - 14h

• Dia 27/08 - 14h

• Dia 28/08 - 11h

As datas sem temas definidos serão para discussão de outros assuntos e de pontos pendentes das mesas anteriores. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as negociações serão feitas por videoconferência.

“Sempre valorizamos o processo negocial e esperamos que os bancos também façam o mesmo. Apesar da crise econômica causada pela pandemia causada pelo novo coronavírus, o setor bancário continua lucrando alto e tem todas as condições de atender as nossas reivindicações”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva, uma das coordenadoras do Comando Nacional, que representa a categoria na mesa com a Fenaban.

Entre as principais reivindicações da categoria para 2020 estão: reposição da inflação mais aumento real de 5%; PLR de três salários mais parcela fixa de R$ 10.742,91; manutenção de todas as cláusulas da CCT; e cláusula nova garantindo direitos no regime de home office. Leia mais sobre as reivindicações aqui e na Folha Bancária Digital, edição 6237.

Ultratividade

A ultratividade foi um dos assuntos debatidos na mesa desta sexta. Trata-se de um princípio jurídico que garante a vigência de um acordo trabalhista, caso outro não tenha sido fechado até o término de sua validade; e que foi extinto pela reforma trabalhista de 2017. O Comando dos Bancários insistiu que a Fenaban se comprometa com a ultratividade da CCT dos bancários, mas os representantes da Fenaban tentaram evitar uma definição sobre isso e se disseram convictos de que a negociação terminaria antes do dia 31 de agosto, que é a data de validade da CCT 2018/2020.

“A ultratividade é importante e a Fenaban se negou a assinar. Podemos ter dificuldade no fechamento da negociação e aumentar os conflitos caso não tenhamos mais tempo. Por isso reiteramos o pedido da prorrogação do acordo. Cobramos que eles reavaliem a questão”, declarou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, que também coordena, junto com Ivone, o Comando.

Banco do Brasil

Após a mesa com a Fenaban, houve a entrega da pauta de reivindicações dos funcionários do BB à diretoria do banco. O documento foi definido no 31º Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado no dia 12 de julho.

Entre os pontos destacados pelo Comando dos Bancários aos representantes do banco está a luta contra a privatização com a defesa do caráter público do BB; a manutenção da mesa única de negociações com a Fenaban; a manutenção dos direitos dos funcionários; e a regulação do teletrabalho (home office). A próxima mesa com a direção do BB foi agendada para o dia 5 de agosto, e debaterá o home office.

Conecte-se ao Sindicato

Mande aqui um WhatsApp para o Sindicato, salve o nosso número nos seus contatos e fique por dentro de tudo o que acontece na Campanha Nacional dos Bancários 2020. Ou cadastre-se para receber notícias da campanha em seu e-mail.

Acesse a página de notícias Ao Vivo e siga o Sindicato dos Bancários no FacebookTwitterInstagramLinkedin e Youtube para se manter informado sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2020.

Nós também fizemos uma lista com perguntas e respostas sobre a campanha.

seja socio