Pular para o conteúdo principal
Chapéu
'Falta de humanismo'

Caixa Econômica Federal: Sindicato cobra menos metas e mais prazo para cursos

Imagem Destaque

O Sindicato dos Bancários de São Paulo voltou a receber reclamações de empregados da Caixa Econômica Federal com função gratificada relacionadas a cobrança para apresentação de certificações Anbima (CPA-10 e CPA-20).

Segundo os bancários, o prazo exigido pela direção do banco para apresentação das certificações é muito curto: 15 de setembro. Além disto, a gestão da empresa determinou até 31 de agosto para que os trabalhadores façam cursos Agir Certo e PCD. Ambos são necessários para poder concorrer ao Processo Seletivo Interno (PSI).

O prazo insuficiente está sendo exigido em meio a um cenário contínuo de redução do número de postos de trabalho e, ao mesmo tempo, de aumento abusivo das metas – em plena pandemia, a venda de produtos de seguridade para segmento PJ foi aumentada em quatro vezes, por exemplo.

“Já é um absurdo a gestão Pedro Guimarães cobrar metas durante a pandemia, quanto mais cobrar cursos com prazo tão curto para serem finalizados, dada a alta demanda de atendimento que ainda existe nas unidades. Como o empregado vai conseguir fazer todos esses cursos tendo ainda de bater essa meta e atender a população?”

André Sardão, dirigente sindical e bancário da Caixa

“Falta de respeito, de humanismo”

A cobrança para apresentação da certificação Anbima está gerando transtornos psicológicos nos empregados.

“Sexta recebi um e-mail da [área] me cobrando a certificação. Só pressão! A Anbima ficou fechada três meses. Não se consegue agenda. Fico tão nervosa que de setembro até março reprovei duas vezes. Fora o gasto. Cada prova custa R$ 286. Isso tem mexido muito com meu emocional! Fora que a gestão não deixa a gente em paz para estudar. É uma falta de respeito, de humanismo até! Temos família e problemas pessoais também. Não dá para viver 24 horas de Caixa!”, desabafa uma empregada.

No final de maio, após cobrança do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Apcef/SP, a Caixa havia anunciado novo prazo para que os empregados com função gratificada apresentem as certificações Anbima.

“Lembrando que também é responsabilidade da gestão da empresa a redução do número de empregados, e assim falta de tempo para estudos. Diante deste caos, voltaremos a reivindicar a prorrogação desses prazos, bem como a suspensão das metas durante a pandemia.”

André Sardão, dirigente sindical e bancário da Caixa

Sindicato oferece cursos Anbima com descontos

O Sindicato dos Bancários e a Faculdade 28 de Agosto oferecem curso preparatório para CEA (Certificação Especialista Anbima), CPA-20 e CPA-10, com descontos para associados.

seja socio