Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Magnanelli, presente!

Sindicato lamenta a morte do ex-dirigente Geraldo Magnanelli, do BB

Imagem Destaque
Foto do ex-dirigente Geraldo Magnanelli, um homem branco, de 92 anos. Ao lado da foto, o nome dele com a data de nascimento e de falecimento

É com grande pesar que o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região informa a morte do ex-dirigente da entidade e bancário aposentado do Banco do Brasil Geraldo Pedroso Magnanelli, aos 92 anos, ocorrida nessa segunda-feira, 7.

Geraldo Magnanelli ingressou no Banco do Brasil em 1952, mas já era bancário desde 1948, no Banco Noroeste do Estado de São Paulo, e participou do comando da memorável greve da categoria, em 1951, que iniciou em 28 de agosto – data que deu origem ao Dia do Bancário – e durou 69 dias.

Atuou bravamente em defesa da democracia e contra o golpe civil militar de 1964. Por isso, foi cassado e preso por 69 dias. Depois foi transferido compulsoriamente como punição. Apenas em 1969 conseguiu retornar à Agência Centro do BB. Aposentou-se em 1983.

Mas mesmo aposentado, Magnanelli prosseguiu na luta: liderou o movimento que criou a AFABB-SP (Associação dos Funcionários Aposentados do BB de São Paulo), tornando-se seu primeiro vice-presidente. Presidiu a entidade na gestão 2006/2007. Também foi conselheiro deliberativo eleito da Cassi de 2001 a 2007, conselheiro da AABB-SP e delegado da Cooperforte.

“Geraldo Magnanelli foi um militante incansável dos princípios humanistas que norteiam a esquerda. O Sindicato, que completou 100 anos em abril passado, perdeu ontem mais uma personalidade importante dessa história em defesa dos trabalhadores e da democracia. A luta de Magnanelli contra a ditadura e em prol de um Brasil mais justo e igualitário muito nos orgulha e deixa sua marca. Magnanelli, presente!”, destaca a diretora executiva do Sindicato, Ana Beatriz Garbelini.

Após o velório, que ocorreu até as 12h desta terça 8, haverá a cerimônia de cremação, que será no Crematório Vila Alpina (Avenida Francisco Falconi, 473, Jardim Avelino).

Ato contra postura autoritária do BB

Geraldo Magnanelli nunca deixou a militância, tendo participado de vários atos e manifestações do movimento sindical bancário mesmo após deixar a presidência da AFABB-SP. Em 2012, engrossou o protesto do Sindicato em frente ao prédio do BB na Rua São Bento, contra a atitude dos responsáveis por um curso de Segurança no banco, que distribuíram apostila chamando de terroristas os movimentos de oposição à ditadura de 1964. Veja a reportagem em vídeo no Youtube do Sindicato.

seja socio