Pular para o conteúdo principal

Conselheiros gestores do CRST tomam posse

Imagem Destaque
Imagem mostra onselheiros gestores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) eleitos, lado a lado, portando seus diplomas

Tomaram posse nesta terça-feira 27, na Secretaria Municipal de Saúde, os conselheiros gestores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST). Todos os candidatos apoiados pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região foram eleitos para o conselho gestor de todas as unidades dos CRST.

Os conselheiros eleitos ficarão no cargo até 2026. A eleição ocorreu no dia 26 de junho e contou com a participação de quase dois mil eleitores, conforme apresentado no evento. 

Participaram da cerimônia de posse nesta terça-feira 27 Ivonildes Ferreira, coordenadora da Comissão Interssetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (madrinha do CRST Santo Amaro); Jair Alves, representando o Conselho Municipal de Saúde (Padrinho CRST Itaquera); Fábio Henrique Salles, assessor da Gestão Participativa (Padrinho CRST Lapa); Luis Henrique, representando a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Padrinho CRST Sé); Mario Rubens Amaral, coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Padrinho CRST Freguesia do Ó); e doutor Patrick Maia Merisio, procurador do Ministério Público do Trabalho de São Paulo (Padrinho CRST Móoca).

Cada CRST teve umas das autoridades como padrinho/madrinha, que entregaram os diplomas a cada um dos conselheiros eleitos.

“O Controle Social é uma ferramenta das mais relevantes para o cidadão exercer sua voz. Especialmente junto à Saúde e ao SUS, onde os Conselhos de Saúde têm papel deliberativo e a função de ajudar a fazer as mudanças necessárias, pressionando o poder público a trabalhar em prol das necessidades do usuários do SUS, corrigindo o que não está bem e buscando avanços”, ressalta Valeska Pincovai, secretária de Saúde do Sindicato.

“Assim, a participação dos bancários no Conselho Gestor dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador busca ajudar aos gestores e trabalhadores dos CRSTs a oferecer um serviço de qualidade a todos os trabalhadores e busca fortalecer esse órgão que faz a vigilância da saúde dos trabalhadores, e pode nos ajudar na nossa luta para que as empresas ofereçam melhores condições de trabalho aos bancários e bancárias”, acrescenta a dirigente.

O que é o CRST

É um posto dotado de médicos, fisioterapeutas e outros especialistas relacionados à medicina do trabalho;

Auxilia o trabalhador a comprovar que sua doença é decorrente de acidente ou de condições inadequadas de trabalho;

Se identificada a doença relacionada ao trabalho, emite Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), documento essencial para o reconhecimento do Beneficio Por Incapacidade Temporária como Acidente de Trabalho junto ao INSS;

Oferece tratamento clínico. Quando isso não é possível, encaminha a outro local vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS);

Pode, ainda, fiscalizar e autuar empesas por não notificar acidentes de trabalho.;

Os CRSTs estão vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo são seis unidades dotadas de estrutura voltada para o auxílio gratuito ao cidadão, com ou sem carteira de trabalho; e têm a função de diagnosticar doenças e acidentes decorrentes da atividade profissional.

Como utilizar o CRST

Para ter acesso aos serviços do CRST, o trabalhador tem de se dirigir à unidade mais próxima de sua residência ou do trabalho, apresentando comprovante de endereço, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e guia de encaminhamento, que pode ser emitida pelo sindicato ao qual é vinculado, pela empresa ou por um médico. Antes da consulta, a pessoa passa por triagem cujo horário e dias são distintos em cada uma das unidades.

Endereços dos CRST

CRST Mooca
Praça Ciro Pontes – Mooca. Telefone: (11) 2605-0222

CRST Santo Amaro
Av. Adolfo Pinheiro, 581 - Santo Amaro. Telefone: (11) 5523-5382

CRST Lapa
Rua Barão de Bananal, 1.301, Pompéia. Telefone: (11) 3865-2077

CRST Itaquera
Rua Barros Cassal, 71, Itaquera. Telefone: (11) 2074-6092

CRST Sé
Rua Frederico Alvarenga, 259 - 5.º andar. Telefone: (11) 3241-0418

CRST Freguesia do Ó
Av. Itaberaba, 1210 / 1218 – Freguesia do Ó. Telefone: (11) 3976-3474

seja socio