Pular para o conteúdo principal

Sindicatos e APCEF SP cobram respostas da GESAD sobre descredenciamentos

Imagem Destaque
Sindicatos e APCEF SP cobram respostas da GESAD sobre descredenciamentos

Na última semana, o movimento sindical bancário recebeu diversas denúncias relatando o descredenciamento do atendimento de Pronto-Socorro no hospital 9 de Julho. Além disso, foi reportado o descredenciamento do hospital Hapvida na região de Limeira, interior de São Paulo.

Diante das denúncias recebidas, FETEC SP (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo) e APCEF SP (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal) organizaram uma reunião chamando os sindicatos da base e a GESAD (Gerência Nacional do Saúde Caixa). O objetivo era buscar soluções para os problemas reportados.

Tamara Siqueira, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e diretora de bancos públicos da FETEC SP, participou da reunião. Segundo ela, a GESAD informa que o hospital Hapvida passou por mudança de CNPJ, o que exigiu a entrega de nova documentação à Caixa Econômica Federal.

"Parte dessa documentação já foi submetida à análise e a expectativa é de que o processo de regularização esteja concluído até o final deste mês. Para minimizar os transtornos, a GESAD autorizou, em caráter de exceção, o reembolso integral dos usuários afetados", informa Tamara.

Já no caso do hospital 9 de Julho, houve a interrupção do atendimento no Pronto-Socorro da unidade enquanto ocorrem as negociações para os reajustes anuais dos serviços prestados. Segundo informações da GESAD, o hospital estaria demandando um aumento muito acima da inflação do período e busca alterar as regras de pagamento de materiais e medicamentos.

"A GESAD terá uma reunião com o hospital para discutir esses pontos e informou que fornecerá um retorno assim que as negociações forem concluídas", relatou a diretora Tamara Siqueira.

Comitês de credenciamento e contato com o Sindicato

Chico Pugliesi, dirigente do SP Bancários e conselheiro eleito no Conselho de Usuários do Saúde Caixa, cobra medidas para que esse tipo de problema seja solucionado com maior agilidade em futuras ocasiões.

"Estamos vendo a instalação das Gipes e nelas não há previsão de uma área específica do Saúde Caixa, o que não condiz com o que está acordado com a Caixa. Isso é bastante preocupante e é fundamental que o banco corrija esse equívoco, além de instalar imediatamente os comitês de credenciamento e descredenciamento regionais, agilizando a solução para esse tipo de ocorrência e outras tantas que acontecem no plano", ressalta Pugliesi.

Se você está passando por algum problema com o plano ou verificou algum descredenciamento no site, fale com o SP Bancários. Utilize o Canal de Denúncias da entidade e preencha no assunto o termo "SAÚDE CAIXA". A denúncia será encaminhada diretamente ao conselheiro eleito.

Neurodiversidade

O diretor da APCEF e da FETEC SP, André Sardão, enfatizou a necessidade de ampliação na rede de prestadores especializados em atendimento a pessoas neurodivergentes.

"Temos realizado encontros e debates específicos para atender as demandas de neurodivergentes, seus familiares e pessoas com deficiência, resultando em uma pauta robusta aprovada no último Conecef. O fortalecimento da rede credenciada do Saúde Caixa em todo o país é crucial para melhorar a qualidade de vida desses empregados", conclui o dirigente.

seja socio