Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Mais Caixa para o Brasil

Vitória do movimento sindical e da população: Caixa Praça do Forró fica!

Imagem Destaque
foto da área de autoatendimento da agência Paraça do Forró, mostra cerca de 10 pessoas no local, usando os caixas eletrônicos ou aguardando para entrar na agência, pela porta giratória

Após meses de luta do Sindicato e da Apcef-SP, junto com a população, a Caixa reabriu nesta sexta-feira 23, a agência da Praça do Forró, no bairro de São Miguel Paulista, que havia sido fechada na segunda-feira 19. O banco informou que a unidade permanecerá aberta por pelo menos 60 dias, e o Sindicato continurá lutando para que seu funcionamento seja definitivo.

“É uma grande vitória, mas que só estará completa quando a permanência da agência for definitiva. Até lá, nós vamos manter a nossa mobilização para que o seu fechamento seja definitivamente suspenso e a agência continue atendendo a população, que tanto precisa de uma unidade da Caixa nesse endereço”, comemora o empregado da Caixa e diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Chico Pugliesi, um dos dirigentes que esteve na manhã desta sexta no local.

Chico destaca que o bairro de São Miguel Paulista fica no extremo da zona leste de São Paulo e a unidade da Praça do Forró cumpre o importante papel de atender milhares de pessoas que moram não só do bairro, mas também em outras regiões próximas, também periféricas. “São Miguel Paulista é um bairro muito populoso, além disso, aqui ao lado tem linhas de ônibus intermunicipais e uma linha de trem. São milhares de pessoas que passam e que vêm de outros bairros afastados e até de Guarulhos. O que precisamos é de mais agências Caixa como esta, para atender as periferias do país.”

A dirigente Luiza Hansen, também empregada da Caixa, reitera que o banco público tem de estar justamente onde os bancos privados não têm interesse de se estabelecer. “Nossa luta é por mais Caixa para reconstruir o país. Como empresa pública que é e como banco responsável por políticas sociais fundamentais para a redução das desigualdades sociais e para o desenvolvimento do Brasil, a presença da Caixa é fundamental nos locais mais afastados, tanto nas periferias das grandes cidades, quanto em municípios menores.”

Assista à reportagem da TVT sobre a agência Praça do Forró:

Relembre

A unidade da Praça do Forró está na lista das 128 agências que serão encerradas, segundo anúncio da direção do banco em 25 de junho. Desde então, o Sindicato vem realizando atividades contra o fechamento em frente ao local, e coletou quase 2 mil assinaturas de clientes e usuários da unidade em um documento contra o seu fechamento.

A luta, como lembra Chico Pugliesi, foi levada à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pelo deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT), bancário e ex-presidente do Sindicato.

“O deputado Marcolino fez manifestação contrária ao fechamento lá na Alesp, e é um importante aliado nosso nessa luta: na defesa de mais Caixa para a população. A batalha não está ganha, mas vamos continuar protestando e lutando pela presença da Caixa em bairros afastados, com estrutura adequada para o atendimento da população, com empregados suficientes e com boas condições de trabalho para os bancários”, reforça.

seja socio