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Chapéu
27ª Conferência Nacional dos Bancários

Bradesco: bancários aprovam plano de ação em encontro nacional

Imagem Destaque
Fotografia mostra várias pessoas em pé durante encontro dos funcionários do Bradesco

Defesa do emprego, fim do fechamento de agências e melhorias no plano de saúde. Esses são alguns dos principais pontos da pauta de reivindicações específicas aprovada nesta sexta-feira 22, durante o Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco com o tema Futuro justo, sustentável, inclusivo e democrático, que reuniu cerca de 100 delegadas e delegados eleitos de todo o país, no hotel Holiday Inn, em São Paulo.

Encontro antecede a 27ª Conferência Nacional dos Bancários que ocorre a partir da noite desta sexta 22 até domingo 24, em São Paulo.

Na análise de conjuntura logo no início dos debates, a presidenta da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, destacou que o maior patrimônio do coletivo do Bradesco é a Unidade para enfrentar fechamento de agências, demissões e os avanços tecnológicos com a IA (Inteligência Artificial) que ameaça o emprego do bancário.

“Manter o emprego é uma das nossas principais preocupações neste momento diante da reestruturação que o Bradesco vem realizando em todo o Brasil ao mesmo em que há o avanço da IA nas aplicações diárias que ameaçam o trabalho do bancário.  Mas ao mesmo tempo temos de olhar para as lutas em comum com a sociedade e puxar para nossa responsabilidade a defesa da soberania, da democracia e de mostrar que o movimento sindical é forte ao ponto de eleger representantes que possam barrar o avanço do fascismo e lutar contra a retirada de direitos, pelo fim da jornada 6x1”, diz Juvandia que também é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários e vice-presidenta da CUT.

Na mesma mesa, a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Neiva Ribeiro, também destacou que os bancários devem assumir a responsabilidade de disputar as narrativas e ajudar a formar redes de diálogo para espalhar as boas ações a fim de desmentir as fake news que surgem a todo o momento.  

“Estamos correndo risco na atual conjuntura que vivemos e o nosso papel e nossa responsabilidade enquanto movimento sindical é conversar com o bancário e a bancária lá no local de trabalho para enfrentar as demandas específicas, mas ao mesmo tempo, dialogar também com a sociedade e tentar traduzir a importância da defesa da soberania, da democracia e mostrar que sem elas, que nossos direitos enquanto sociedade civil não avança, sem democracia não há negociação com o patrão e nem tem avanços na nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários”.

Inteligência artificial: o futuro das finanças já chegou

No painel sobre conjuntura do Sistema Financeiro Nacional e perspectivas para o futuro, o professor doutor Moisés Marques afirma que o banco do futuro que se falava há 13 anos já chegou e relembrou que nos anos 1993 havia 30 grandes bancos no país e hoje, apenas dez instituições concentram a maior parte do mercado, mas já não são as únicas protagonistas. Fintechs como PicPay Original e Nubank transformaram a lógica do sistema financeiro, sendo o Nubank a instituição financeira de maior valor de mercado da América Latina, operando com custos muito menores do que os bancos tradicionais e com uma carteira de 123 milhões de clientes.

“O banco do futuro chegou e ganhou força com a inteligência artificial. E ela vem sendo usada pelos bancos com três principais finalidades que é aumentar produtividade e eficiência, ampliar receitas e negócios, e reforçar conformidade e gestão de risco. Mas, na prática, o cliente segue em último lugar. O foco está em fidelizar consumidores e ampliar a operabilidade, ao mesmo tempo em que crescem dilemas éticos: até onde vale substituir pessoas por tecnologia? Qual o limite da coleta e uso de dados pessoais?”, critica o professor. 

Ele ainda acrescenta “Por trás da promessa de inovação, o banco do futuro chegou, mas não é para todos. Para clientes e trabalhadores, a IA pode significar rebaixamento e homogeneização, colocando todos na mesma condição de vulnerabilidade a disputa, portanto, não é apenas tecnológica ou de mercado: trata-se também de como a sociedade vai lidar com privacidade, emprego e poder em um sistema financeiro cada vez mais concentrado e guiado por algoritmos, e não podemos aceitar sem lutar”, finaliza Moisés.

Plano de reestruturação

O economista do Dieese, Gustavo Cavarzan , apresentou o Plano Estratégico do Bradesco, reestruturação que o banco colocou em prática após fortes quedas no lucro entre 2019 e 2020 e na rentabilidade de 2021 a 2023.

O plano, iniciado em 2024 e com conclusão prevista para 2028, prevê mudanças graduais a cada trimestre ao longo dos próximos cinco anos. O objetivo é recuperar os resultados e reposicionar a instituição.

Inclusive, o Bradesco fez mudanças estratégicas em sua diretoria, trazendo de fora executivos para ocuparem duas importantes vice-presidências: a de negócios digitais e a de Recursos Humanos.

Segundo Cavarzan, ainda falta, 3 anos para a conclusão do plano do banco mas o cenário caminha para que continue como foi traçado já que o banco vem recuperando seus patamares de lucro: o resultado do lucro líquido recorrente foi de R$ 11,9 bilhões, um crescimento de 33,7% em relação ao mesmo período do ano passado no primeiro trimestre de 2024 (de R$ 4,2 bilhões).

“Mesmo com lucro já estamos vendo a perda importante de postos de trabalho, intensificação das rotinas de trabalho com a IA e a melhoria na BIA sendo a primeira IA a ser usada por uma instituição financeira. A sugestão é que se faça um processo rígido de negociação e de fortalecimento da categoria para que lá em 2028, o movimento sindical não encontre um cenário de terra arrasada”, finaliza.

Para Erica de Oliveira, coordenadora da COE, esse é um momento importante em que há possibilidade de debater e ouvir as demandas dos bancários do Bradesco em todas as regiões e de definir como traçar as questões que são viáveis de serem levadas a debates a nível nacional.

“Foi um dia muito rico de debate e interação com os colegas, os bancários do Bradesco das diversas federações ajudaram muito e foram responsáveis por esse belo encontro. Estamos muito satisfeitos e vamos juntos ampliar esses debates no âmbito da Conferência Nacional, foi um dia muito bacana para todos nós”, finaliza.

Erica Oliveira, coordenadora da COE Bradesco

Plano de luta e ação

Como plano de luta, no final do Encontro, os participantes definiram uma grande campanha de mídia que irão discutir e debater nas próximas semanas no âmbito da COE (Comissão de Organização dos Empregados), já no plano de ação, a defesa do emprego, pelo fim do fechamento de agências, melhorias no plano de saúde do Bradesco, valorização dos últimos acordos relacionados à CCV e PPR que terão assembleias nas próximas semanas.

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