Nesta terça, 9 de dezembro, o Sindicato realizou uma plenária com trabalhadores no Departamento de Investimentos e da Tesouraria (Mesa de Clientes) do Bradesco, convocados pelo banco para retorno ao trabalho 100% presencial a partir dos dias 2 e 5 de janeiro, respectivamente.
O retorno ao trabalho presencial, comunicado pelo banco na semana passada, afetará 844 bancários do Departamento de Investimentos e 50 de uma das três diretorias da Tesouraria (Mesa Clientes).
Quando informado do retorno dos trabalhadores do Departamento de Investimentos ao modelo 100% presencial, o Sindicato questionou o banco se este movimento apontaria para o fim do home office, o que foi negado pelo Bradesco, que disse se tratar de uma demanda específica da área. Posteriormente, em diálogo com os bancários, o Sindicato soube do retorno também na Tesouraria (Mesa de Clientes), informação confirmada pelo banco.
Descontentamento
Durante a plenária, os bancários demonstraram seu descontentamento com o retorno ao modelo 100% presencial, alegando que a mudança acarretará em prejuízos na qualidade de vida e na rotina familiar; além de sustentarem que o mesmo trabalho que será feito de forma 100% presencial a partir de janeiro poderia tranquilamente seguir sendo feito de forma remota, como acontece hoje no modelo híbrido.
“Totalmente desnecessário ir para o presencial fazer trabalho remoto. Isso impacta na qualidade de vida, nas relações familiares e na saúde emocional”, relatou um dos bancários impactados pelo retorno ao trabalho 100% presencial. “Tem PCDs (pessoas com deficiência) com restrições de locomoção”, acrescentou outro trabalhador. “Mesmo pessoas com condições de saúde e em readaptação não são respeitadas”, reforçou outro colega. “Temos a impressão que o banco quer se vingar da gente, que está procurando motivos para demitir”, desabafou mais um bancário presente na plenária.
“A partir dos relatos dos bancários na plenária - que estão descontentes com a mudança, uma vez que traz prejuízos para a qualidade de vida e que eles sustentam poder fazer o mesmo trabalho de forma remota, como fazem hoje, já que não realizam visitas presenciais todos os dias – o Sindicato vai buscar um processo negocial junto ao banco. Outra questão são os casos específicos, por exemplo, de bancários PCDs com dificuldades de locomoção. Entendemos que o Bradesco – que teve alta de 28,2% no lucro nos primeiros nove meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado – tem todas as condições de ser sensível as demandas dos bancários que construíram este resultado, proporcionando mais qualidade de vida aos trabalhadores, e não o contrário”
Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato
O Sindicato seguirá ao lado dos trabalhadores, ouvindo os bancários do Departamento de Investimentos, Tesouraria (Mesa de Clientes) e demais áreas do Bradesco ao menor sinal de mudança do regime de trabalho.
Os bancários do Departamento de Investimentos e da Tesouraria (Mesa de Clientes) devem ficar atentos ao site e redes sociais do Sindicato para atualizações sobre o tema, convocações para novas plenárias e outras formas de mobilização.