
Os bancários da Caixa Econômica Federal que participaram da greve nacional de 2021, realizada no dia 27 de abril, receberão a devolução dos valores descontados em decorrência da mobilização. Também foi garantida a reparação de todos os reflexos funcionais decorrentes dos descontos.
Com a celebração de um acordo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a Caixa concordou em devolver integralmente os valores descontados dos trabalhadores envolvidos na greve e também em retirar qualquer anotação negativa nos registros funcionais vinculada à participação no movimento. O acordo ainda prevê que as horas não trabalhadas durante a paralisação poderão ser compensadas até o dia 31 de dezembro de 2025.
André Sardão – dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e bancário da Caixa – reforçou o papel das entidades sindicais em conquistas como essa.
"O movimento sindical está a todo momento buscando a correção e a superação das injustiças. Mesmo quando a vitória leva algum tempo, podemos sempre confiar na luta coletiva e em seus resultados. Por isso, é importante se sindicalizar para fortalecer o Sindicato e o seu departamento jurídico", afirma Sardão.
