A eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa será realizada entre os dias 13 e 16 de janeiro. No pleito, a Chapa 2 – Movimento pela Saúde, que conta com o apoio do Sindicato, se apresenta como a continuidade de uma luta coletiva que evitou diversos retrocessos no plano de saúde dos empregados da Caixa.
Entre estes retrocessos evitados pela atuação do Movimento pela Saúde, destacam-se: impedir a cobrança por faixa etária; barrar reajustes que o banco queria aplicar em 2025 e 2026; evitar mudanças estruturais que poderiam levar ao colapso do plano de saúde.
Fazem parte da Chapa 2 empregados e aposentados com ampla experiência na Caixa, no movimento sindical e na defesa da saúde dos trabalhadores, o que reforça o compromisso com uma representação qualificada e combativa no Conselho de Usuários.
“A Chapa 2 – Movimento pela Saúde é composta por pessoas qualificadas, com histórico de luta e compromisso inegociável com os interesses dos usuários do Saúde Caixa. Foi a atuação dos seus membros, com apoio do Sindicato e da ampla maioria das entidades associativas e representativas dos empregados da Caixa, que evitou reajustes abusivos e a cobrança por faixa etária. Por um Saúde Caixa forte, sustentável e para todos, o Sindicato apoia e indica voto na Chapa 2 – Movimento pela Saúde”
Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região
Confira as propostas da Chapa 2 – Movimento pela Saúde
• Luta contra o teto estatutário, que limita a participação da Caixa no custeio do plano;
• Fortalecimento da transparência na gestão;
• Ampliação da qualidade do atendimento;
• Defesa da sustentabilidade de longo prazo do Saúde Caixa.
A Chapa 2 – Movimento pela Saúde reforça ainda a necessidade de acompanhamento rigoroso das auditorias, divulgação clara de dados financeiros e participação ativa dos usuários nas decisões que impactam o plano.
• Saiba mais sobre a Chapa 2 – Movimento Pela Saúde
• Leia o boletim da Chapa 2 – Movimento Pela Saúde
Unidade em defesa do Saúde Caixa
A dirigente do Sindicato e representante da Fetec-CUT/SP na CEE/Caixa, Luiza Hansen, destaca a importância da unidade em torno dos membros do Movimento Pela Saúde, no Conselho de Usuários, para que retrocessos fossem barrados no Saúde Caixa.
“Eleger a Chapa 2 – Movimento pela Saúde é assegurar esta unidade em prol de um Saúde Caixa sustentável, solidário e acessível para todos. É garantir um Conselho de Usuários com força de atuação para defender os interesses dos empregados”, diz Luiza Hansen.
“O Conselho de Usuários é um espaço fundamental para a defesa dos direitos dos empregados da Caixa. Por isso, eleger a Chapa 2 – que defende a solidariedade, o pacto intergeracional e a saúde como direito, não como mercadoria – é fundamental para todos os empregados, da ativa e aposentados”, reforça o dirigente do Sindicato e empregado da Caixa André Sardão.
Como votar na Chapa 2 – Movimento pela Saúde
A votação ocorre de 13 a 16 de janeiro, pelo portal do Saúde Caixa.
Para participar, basta acessar o site, realizar o login com CPF e senha do Login Caixa, receber o código de validação e registrar o voto na Chapa 2 – Movimento pela Saúde.