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Bancos são as marcas mais valiosas da AL

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Bradesco lidera levantamento que traz, ainda, Itaú, BB e Santander nas primeiras posições
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São Paulo - Os bancos figuram entre as marcas mais valiosas da América Latina e o Bradesco lidera a lista, pelo segundo ano consecutivo, com R$ 31,9 bilhões. De acordo com levantamento feito pela empresa Brand Finance América Latina, foram analisadas 150 marcas e as empresas brasileiras são responsáveis por 84% do valor total do ranking.

Itaú e Banco do Brasil vêm a seguir, em segundo e terceiro, com R$ 26,8 bi e R$ 14,8 bi, respectivamente. Em quarto lugar vem a Claro, do México, com R$ 11,6 bilhões. Depois, outro banco, o Santander do Brasil, com valor de marca avaliado em R$ 11,4 bilhões. Na sexta posição vem a Petrobrás (R$ 11,2 bilhões), em sétimo o Walmart do Brasil (R$ 9,5 bilhões) seguido pela Vivo (R$ 8,8 bilhões), a Vale (R$ 8 bilhões) e a Fiat (R$ 7,9 bilhões).

“Mesmo com um crescimento menor em relação a 2011, fruto de novo cenário, com quedas do produto interno bruto (PIB), do crédito e redução das taxas de juros, os bancos brasileiros demonstraram solidez e melhora do desempenho de suas marcas perante seus públicos”, disse o CEO da Brand Finance América Latina, Gilson Nunes, à Agência Estado.

O coordenador do estudo ressalta que, apesar da crise financeira global, o valor das 100 maiores marcas brasileiras cresceu 7%, índice superior ao do PIB, para R$ 330,8 bilhões em 2012. Porém, o ritmo desacelerou, já que, em 2011, esse universo de marcas teve crescimento de 17%.

A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, afirma que esse estudo só reforça o que os bancários vêm dizendo desde o início da Campanha Nacional 2012. “Não há crise para os bancos no Brasil. Eles vêm de crescimentos vertiginosos nas últimas décadas e permanecem sólidos e lucrativos. Não havia qualquer razão para empurrarem os bancários à greve. O valor da marca é dado pelo grupo, pelo trabalho dos funcionários.  Esse levantamento só confirma: os bancos devem valorização aos empregados.”

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Cláudia Motta, com informações da Agência Estado - 19/9/2012

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