Pular para o conteúdo principal

Greve dos bancários arranca negociação

Linha fina
Mobilização de trabalhadores em todo o Brasil leva bancos a convocar reunião para esta terça-feira. Paralisação continua para forçar Fenaban a apresentar proposta decente
Imagem Destaque

São Paulo - A greve dos bancários forçou os banqueiros a se mexer. Após sete dias de paralisação de instituições financeiras públicas e privadas em todo o Brasil, a federação dos bancos procurou o Comando Nacional dos Bancários e convocou uma nova rodada de negociação para esta terça 25, 16h. O contato foi feito no final da noite dessa segunda, pouco antes do fechamento dessa edição da Folha Bancária.

> Mobilização é mantida no oitavo dia de greve
> Vídeo: Juvandia Moreira espera por boa proposta

Após a rodada com a Fenaban, haverá também negociações com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, sobre a pauta de reivindicações específicas dos trabalhadores.

“Vamos voltar à mesa para negociar com a mesma disposição que sempre tivemos. Mas os bancos já conhecem nossas reivindicações e não abriremos mão de aumento real nos salários, valorização do piso, PLR e vales maiores”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, uma das coordenadoras do Comando. “Sabemos dos excelentes resultados do setor e os bancários querem sua parte.”

Estratégia – Áreas estratégicas dos bancos foram fechadas nessa segunda-feira 24, em São Paulo, Osasco e região. Foram paralisados grandes centros tecnológicos como CA Raposo e o CTO do Itau, o Casa 3 do Santander, além da Nova Central do Bradesco, a Caixa da Sé e a Compe do BB.

E a mobilização da categoria continua forte: 35 mil bancários pararam em 700 unidades, dentre as quais 30 prédios administrativos. Em todo o Brasil, 9.386 locais permaneceram fechados.

A greve deve continuar forte nesta terça-feira, quando o movimento completa oito dias em todo o Brasil. “É fundamental continuarmos mobilizados para pressionar os bancos a apresentar uma proposta decente aos trabalhadores”, destaca Juvandia.

A assembleia realizada nessa segunda-feira aprovou que o Sindicato faça contato com os petroleiros para a realização de um ato conjunto na quarta-feira. No mesmo dia, os bancários voltam a se reunir em assembleia na Quadra.

Outras deliberações dos bancários foram: passeata na quinta-feira e plenárias organizativas por banco na sexta-feira. Acompanhe mais detalhes nas próximas edições da Folha Bancária.


Cláudia Motta - 24/9/2012

seja socio