Pular para o conteúdo principal

Mais de 20 mil parados e é só o começo

Linha fina
Quase 21 mil bancários participaram do primeiro dia de paralisação em São Paulo, Osasco e região. Mobilização vai crescer para cobrar aumento real, PLR, piso e vales maiores, além de mais contratações para melhorar condições de trabalho
Imagem Destaque

São Paulo - Os bancários mostraram disposição para a luta. Logo no primeiro dia da greve por tempo indeterminado, 20.800 trabalhadores cruzaram os braços em 651 locais de trabalho, sendo 21 centros administrativos de São Paulo, Osasco e região. Em todo o Brasil, nessa terça-feira 18, pararam 5.132 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e no Distrito Federal.

> Fotos: imagens do centro, Paulista, Osasco e regionais Norte, Sul, Leste e Oeste

“Tivemos uma adesão semelhante ao ano passado no primeiro dia de greve, o que mostra a categoria unida para conquistar aumento real, PLR, piso e vales maiores, além de mais contratações para melhorar condições de trabalho”, afirma Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato. “A mobilização vai crescer porque nossa luta é justa, os bancos podem atender. Permanecemos abertos a negociar, mas desde que a Fenaban venha para a mesa tratar com seriedade as reivindicações dos bancários.”

Ato na Paulista – Na quinta-feira tem ato na Paulista. A partir das 11h, bancários, metalúrgicos, químicos, petroleiros e funcionários dos Correios vão levar ao conhecimento da população as pautas específicas de suas campanhas salariais e também pressionar pela pauta conjunta da classe trabalhadora que está parada no Congresso Nacional. Entre as reivindicações estão: isenção do imposto de renda na PLR; fim da terceirização e da rotatividade; regulamentação das convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho, que garante o direito de negociação coletiva e inibe a dispensa imotivada, respectivamente.

> Mobilize-se! Você tem motivos de sobra para lutar
> Leia orientações e fortaleça a mobilização

Assembleia na quinta – À tarde, a partir das 16h, os bancários fazem nova assembleia na Quadra (Rua Tabatinguera, 192, Sé), para avaliar os rumos do movimento. Leve crachá e documento com foto para credenciamento.

Nesta quarta-feira 19 tem reunião do comando de greve no Auditório Azul do Sindicato (Rua São Bento, 413), às 17h.

Na sexta-feira 21, no mesmo horário, haverá plenária nas regionais do Sindicato. Participe!

Leia mais
> Bancários mostram garra desde o início da greve
> Criatividade para vencer pressão e cruzar os braços
> Greve ganha apoio internacional
> Greve fecha grandes agências
> Parados, bancários relatam contingenciamento. Denuncie!


Redação - 18/9/2012

seja socio